“600 mil hacks por dia, bem-vindo ao Facebook” e novas ferramentas e técnicas de proteção

facebook por benstein

O site The Register publicou uma notícia com o título acima, onde divulga números revelados pelo próprio Facebook.

Segundo um infográfico da rede social, a cada 24 horas 600.000 contas do Facebook são submetidas a tentativas de hacking.

No seu post oficial, o Facebook revela novas ferramentas para ajudar os usuários a acessarem suas contas e provarem sua indentidade, mesmo no caso de terem suas contas comprometidas. Os “trusted friends” (amigos confiáveis) permitem ao usuário selecionar alguns poucos amigos que gerariam códigos de acessos para sua conta, se ele próprio não tiver mais acesso.

No feedback inicial dos usuários, muitos apontaram que os amigos do Facebook também estão sujeitos às violações de segurança, o que poderia comprometer ainda mais a segurança ao expor essas informações de acesso a terceiros. O site Help Net Security também questionou a utilidade dessa funcionalidade, citando que “uma vez que o atacante ganhe o controle da conta da vítima, ele poderia simplesmente alterar os ‘trusted friends’ selecionados anteriormente“.

Em uma comparação com outra rede socialpesquisadores da Barracuda Labs afirmaram que, no Twittera cada 100 tweets 1 é malicioso; enquanto que no Facebook, 1 em 60 posts são maliciosos. A nova pesquisa da Barracuda também aponta que a rede social LinkedIn é a menos bloqueada nas empresas, com apenas 20% das organizações proibindo seus funcionários do acesso durante o trabalho

Mais estatísticas estão disponíveis na pesquisa da Barracuda Labs, e outros números interessantes também no infográfico do Facebook, replicado abaixo:

facebook security infographic