8ª edição da Revista Segurança Digital – Na nuvem mas com segurança (via @waltercapanema e @ppagliusi)

Foi lançada a oitava edição da Revista Segurança Digital com o tema central Segurança na Nuvem.

Nessa edição temos o artigo BYOD: Uma análise jurídica que fala sobre uma situação atualmente crítica que é o uso de dispositivos móveis em empresas. “O BYOD nada mais é do que uma cláusula con­tratual, tácita ou expressa, na qual o empregador permite ao empregado a utilização de seu dispositi­vo tecnológico pessoal como instrumento de traba­lho, acessando dados e programas da empresa, dentro ou fora do local da prestação de serviço.”, trecho do artigo escrito por Walter Aranha Capanema, advogado, colunista do Blog SegInfo e  instrutor do curso a distância Direito para Peritos Forense, Pentesters e Administradores de Redes da Academia Clavis.

Além desse temos o artigo Novos Desafios da Segurança em Nuvem, com foco BYOD e Mobilidade escrito por outro colunista do Blog SegInfo Paulo Sergio Pagliusi, Ph.D. in Information Security – Royal Holloway, University of London. Mestre em Computação – UNICAMP. Esse artigo fala sobre SIEM: “Um gerenciador de eventos e informações de se­gurança (SIEM) é uma solução de tecnologia emer­gente, desenvolvida para introduzir maior inteligência e automação na coleta, correlação e análise de logs e alertas, de modo a permitir que a equipe de segurança da empresa se antecipe às ameaças e se concentre no que é mais estratégico ao negócio. Mas é preciso um SIEM que seja adequado ao atual ambiente de nuvem e de crescente mobili­dade, e que leve também em conta o baixo desem­penho da conexão da Internet brasileira. Uma tarefa, sem dúvida, bastante desafiadora.”

Esses são apenas dois dos artigos que compõem a última edição da revista. A revista é gratuita e você pode efetuar o download no site: http://segurancadigital.info/