Google revela as funcionalidades que tornam o novo Android mais seguro

Android LollipopEm um post recentemente publicado, a Google descreve as funcionalidades da nova versão do sistema operacional Android, o Lollipop, que o tornam mais seguro. Enquanto algumas capacidades, como a criptografia, já estavam incluídas na versão atual do Android, a nova versão do sistema operacional tornará as mesmas padrão.

Assim sendo, a empresa tornou a criptografia como padrão, fazendo com que todos os dados em um smartphone ou tablet Android sejam armazenados em um “cofre digital”, cuja segurança deve ser extremamente difícil de quebrar. O movimento, que tem causado muita consternação entre policiais e agências de inteligência, significa que os usuários não tem mais que fazer a escolha de ativar o recurso.

A companhia também desenvolveu o sistema SmartLock, que consiste de uma solução para bloquear e desbloquear o aparelho, através de distintos mecanismos, tais como reconhecimento facial ou proximidade de outro dispositivo, por exemplo um fone de ouvido. Não obstante, a Google também investiu na utilização de melhorias de segurança para o projeto Linux, conhecida como SE Linux, para fortalecer as bases do sistema operacional Android.

Segundo Adrian Ludwig, engenheiro chefe de segurança para o Android na Google, muitos dos recursos de segurança nasceram de fundações open-source do Android e do fato de que outros pesquisadores e empresas podem criar e testar novos recursos de segurança para o sistema operacional.

Maiores informações através do link.