Empresa britânica lança autenticação com emoji para substituir senhas bancárias

Emoji

A Intelligent Environments lançou uma forma diferenciada para usuários acessarem suas contas bancárias através da internet. A empresa afirma que o novo método de autenticação é mais seguro, pois há mais combinações possíveis dos 44 emojis do que há dos números entre 0 e 9. Segundo a empresa, diversos bancos já se interessaram pela novidade.

David Webber, executivo da Intelligent Environments, comenta que o sistema foi desenvolvido para o público entre 15 e 25 anos. “Por que os serviços financeiros não podem ser divertidos e inovadores?”, afirmou Webber à BBC. “Essa é apenas outra forma de se autenticar em uma rede”. O especialista em cibersegurança, Alan Woodward, afirma que algumas empresas já usaram imagens em substituição de sequências complexas de números e letras.

Como a autenticação com os emojis permite uma quantidade maior de combinações únicas que não se repetem, sendo 3 498 308 combinações com emojis comparado com 7 290 combinações únicas de quatro números, os invasores teriam maiores problemas para descobri-las. “As combinações e trocas possíveis são tantas que uma pessoa mal intencionada teria muito trabalho para violar o sistema”, afirma Woodward.