Livro Bruce Schneier: “Clique Aqui Para Matar Todo Mundo – Como Sobreviver em um Mundo Hiperconectado” – Webinar, Lançamento e Descrição

O livro “Clique Aqui Para Matar Todo Mundo: Como Sobreviver em um Mundo Hiperconectado” finalmente encontra-se disponível em português para aquisição na principais livrarias, em formato físico e ebook. O livro mais recente de Bruce Schneier, um dos profissionais referência no mundo na área de segurança da informação, especialista e escritor da área, explora os riscos e as implicações de segurança de uma era hiperconectada e estabelece políticas de senso comum que permite aos leitores usufruir dos benefícios dessa era sem ser vítima das consequências de sua insegurança.

Webinar

Neste webinar, Luiz Felipe Ferreira recebe Luciano Lima, um dos principais tradutores do livro, para um bate-papo bem descontraído sobre esse mais novo lançamento promovido pela Clavis Segurança da Informação e a Alta Books. 

Luciano tem 23 anos de experiência profissional em TI e, nos últimos 13 anos, se dedicou à Segurança da Informação. É autor de oito livros de certificação da CompTIA e possui algumas das principais certificações de segurança, como por exemplo CISSP, CASP+, CEH, Cysa+, Security+ entre outras.
 
Assista abaixo o webinar, e a seguir, a descrição oficial do livro. (= 

 

Descrição Livro “Clique Aqui Para Matar Todo Mundo – Como Sobreviver em um Mundo Hiperconectado – Bruce Schneier”

Um mundo de dispositivos “inteligentes” significa que a internet pode matar pessoas.

Tudo é um computador. Fornos são computadores que aquecem as coisas; geladeiras são computadores que mantêm as coisas frias. Esses computadores ― de termostatos domésticos a fábricas de produtos químicos ― estão online.

A internet, antes uma abstração virtual, agora pode sentir e tocar o mundo físico.

Ao abrir nossas vidas para esse futuro, muitas vezes chamado de Internet das Coisas, começamos a ver seu imenso potencial em ideias como carros autônomos, cidades inteligentes e agentes pessoais equipados com os próprios algoritmos de comportamento. Mas todas as moedas têm dois lados.

Todos os computadores podem ser controlados. E computadores conectados à Internet são os mais vulneráveis. Esqueça roubo de dados: invasores digitais inovadores hoje podem controlar seu carro, seu marca-passos e a rede de energia de um país. Em Clique Aqui para Matar Todo Mundo, o renomado especialista e autor de sucesso Bruce Schneier examina os riscos ocultos dessa nova realidade.

Depois de explorar todas as implicações de um mundo ocupado por dispositivos hiperconectados, Schneier revela as forças técnicas, políticas e de mercado escondidas na Internet que sustentam as inseguranças atualmente disseminadas.

Então, ele oferece opções de bom senso para empresas, governos e pessoas, que podem permitir que os benefícios dessa era onipotente sejam apreciados sem que as pessoas se tornem presas de suas vulnerabilidades.

Partindo de princípios de uma Internet das Coisas mais resiliente, passando por uma receita para uma regulação e supervisão governamental saudável até uma forma melhor de entender um ambiente realmente novo, a visão de Schneier é uma leitura necessária para qualquer pessoa dedicada ao desenvolvimento humano.

Um Breve Resumo do Livro, pelo próprio Bruce Schneier

Segue a seguir um breve resumo do livro, extraídos das páginas 7 e 8: 

É história complicada e eu a conto em duas partes. Na parte 1, descrevo as condições de segurança digital – técnica, política e economicamente – assim como as tendências que nos trouxeram até aqui. Computadores estão ficando menores e mais competentes na manipulação do mundo físico, mas ainda são basicamente os mesmos computadores com que temos trabalhado há décadas. As questões técnicas de segurança permanecem as mesmas. As normas são as mesmas com as quais temos lutado. E, à medida que os computadores e as comunicações se integrem a tudo, uma indústria após outra vai começar a se parecer com a indústria da computação. A segurança digital se tornará a segurança de tudo e será aplicável a todos os lugares. E temos uma certeza sobre computadores, quer sejam carros, usinas, ou impressoras biológicas: eles são vulneráveis a ataques de amadores, ativistas, estados-nações e qualquer um com capacidade técnica.

No capítulo 1, narro brevemente as razões técnicas que fazem parte a Internet tão insegura. No Capítulo 2, discuto os principais meios pelos quais preservamos a segurança em nossos sistemas – reparando vulnerabilidades quando são descobertas – e por que isso falhará na Internet+. O Capítulo 3 fala sobre somo provamos quem somos na Internet, e como podemos esconder quem somos. No Capítulo 4, explico fatores políticos e econômicos que favorecem essa insegurança: capitalismo de vigilância, crime e guerra cibernética – e as mais invasivas práticas corporativas e governamentais que se aproveitam da insegurança.

Finalmente, no Capítulo 5, descrevo por que os riscos estão aumentando e como eles serão catastróficos. Clique Aqui para Matar Todo Mundo é uma hipérbole, mas já vivemos em um mundo onde ataques a computadores podem causar acidentes  automobilísticos e desativar usinas de energia – ambas as ações podem facilmente resultar em mortes catastróficas se feitas em escala. Adicione a isso ataques contra aeronaves, dispositivos médicos e praticamente toda nossa infraestrutura crítica global e teremos que considerar cenários bastante assustadores.

Na parte II, discuto as mudanças necessárias nos aspectos políticos para proteger a Internet+. Os Capítulos 6,7 e 8 falam sobre o “que”, o “como”, o “quando” e o “quem” está melhorando a segurança da Internet+. Nada disso é novidade ou complicado. Quando você terminar o Capítulo 8, espero tê-lo convencido de que o “quem” é o governo. Apesar dos consideráveis riscos em dar a ele esse papel, não existem alternativas viáveis. O atual estado de descuido da segurança da Internet+ é o resultado de incentivos comerciais mal alinhados, de um governo que prioriza usos ofensivos da Internet em detrimento dos defensivos, de defensivos, de problemas com ações coletivas, e de falhas de mercado que requerem intervenção para serem resolvidas. Uma das sugestões que faço no Capítulo 8 é uma nova agência governamental para coordenar e aconselhar outras agências sobre políticas de segurança e tecnologia da Internet+. Tudo bem se você discordar de mim, mas esse é um debate necessário.

O Capítulo 9 é mais geral. Para ter confiança, o governo precisa priorizar defesa sobre ataque. Eu descrevo como fazer isso.

Em termos práticos, é improvável que muitas das mudanças que eu proponho nos Capítulos 6 a 9 realmente aconteçam em um futuro próximo. Então, no Capítulo 10, tento ser mais realista e discuto o que é mais provável que aconteça e que podemos fazer em resposta, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países. O Capítulo 11 rança da Internet+. O Capítulo 12 é novamente geral e discute como podemos criar uma Internet+. O Capítulo 12 é novamente geral e discute como podemos criar ima Internet+ na qual confiança, resiliência e tranquilidade sejam as normas – e o que pode parecer.

Sobre o autor

Bruce Schneier é um especialista em segurança de renome internacional, chamado de “guru da segurança” pelo The Economist. Ele é autor de mais de uma dúzia de livros além de centenas de artigos, ensaios e trabalhos acadêmicos. Seu influente boletim informativo “Crypto-Gram” e seu blog “Schneier on Security” são lidos por mais de 250.000 pessoas. Schneier é membro do Berkman Klein Center for Internet & Society da Universidade de Harvard; professor de políticas públicas na Harvard Kennedy School; membro do conselho da Electronic Frontier Foundation, AccessNow e do projeto Tor; e também membro do conselho consultivo do Electronic Privacy Information Center e do VerifiedVoting.org. 

A Clavis Segurança da Informação agradece aos revisores Luciano Lima, Leandro Valente, Raphael Machado, Davidson Boccardo, Rafael Soares e Victor Santos.

Outros livros apoiados, produzidos ou traduzidos pela Clavis Segurança da Informação 

Contagem Regressiva até Zero Day

O livro, escrito pela premiada jornalista Kim Zetter, conta a história por trás do planejamento, execução e descoberta do Stuxnet, um malware diferente de qualquer outro vírus ou worm conhecido. Ao invés de simplesmente sequestrar computadores alvo ou roubar informações, o Stuxnet era capaz de transcender do reino digital e causar destruição física em equipamentos controlados por computadores.

Guerra Cibernética: a Próxima Ameaça à Segurança e o que Fazer a Respeito

No livro, o autor Richard Clarke,  apresenta um panorama surpreendente – e, ao mesmo tempo, convincente – no qual o uso de armas cibernéticas é uma questão concreta a ser considerada nas ações de Defesa Nacional. 

Fundamentos de Segurança da Informação: com Base na ISO 27001 e na ISO 27002

O livro Fundamentos de Segurança da Informação: com Base na ISO 27001 e na ISO 27002 é um livro prático e de fácil leitura que explica de forma clara as abordagens, ou políticas, de gerenciamento de segurança da informação que muitas organizações podem analisar e implementar nos seus negócios.

Simulados para a Certificação CompTIA Security+ SY0-501

O livro Simulados para a Certificação CompTIA Security+ SY0-501, escrito por Luciano Lima, tem como objetivo ajudar os candidatos que estão se preparando para a certificação da CompTIA Security+ SY0 – 501. Dividido em 6 capítulos com base nos domínios do exame, nele você encontrará 300 questões práticas que cobrem 100% dos tópicos do exame.

Simulados para a Certificação CompTIA Cybersecurity Analyst (CySA+) – CS0-001

O livro Simulados para o exame CompTIA Cybersecurity Analyst (CySA+) – CS0-001 tem como objetivo preparar e reforçar o conhecimento dos candidatos para esta certificação. Esta obra foi dividida em 4 capítulos com base nos domínios do exame. Você encontrará 200 questões práticas que cobrem 100% dos tópicos do exame e a explicação das respostas corretas em cada questão.

Todos os livros citados acima você pode conferir em detalhes clicando aqui.