Sistema Militar de Defesa Cibernética entra em vigor nesta terça-feira

sistema militar de defesa cibernética smdc

A criação do SMDC atende o cumprimento da Portaria no 3.781/GM-MD, de 17 de novembro.

A partir desta terça-feira (01), fica criado o Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC), tendo como órgão central o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), comando operacional permanentemente ativado e integrado por oficiais e praças das Três Forças Singulares. A criação do SMDC atende o cumprimento da Portaria no 3.781/GM-MD, de 17 de novembro.

A dimensão cibernética, como partícipe no tema defesa surge, de modo estruturado, a partir de Estratégia Nacional de Defesa (2008), que a definiu como um dos três setores estratégicos, juntamente com o nuclear e o espacial. Na atribuição de cada um desses setores a cada uma das Forças Singulares, coube ao Exército a condução do Setor Estratégico Cibernético na Defesa.

O desafio do recém criado SMDC será o de conduzir ações de proteção, exploração e ataques cibernéticos em proveito da Defesa Nacional, 24/7, com benefícios em prol de toda a sociedade, apoiando também, a segurança cibernética em atividades interagências, como a proteção de infraestruturas críticas do País.

Sobre o Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC). O SMDC foi criado por meio da PORTARIA Nº 3.781/GM-MD, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2020. O SMDC é um conjunto de instalações, equipamentos, doutrina, procedimentos, tecnologias, serviços e pessoal essenciais para realizar ações voltadas para assegurar o uso efetivo do espaço cibernético pela Defesa Nacional, bem como impedir ou dificultar ações hostis contra seus interesses. O órgão central do SMDC é o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), comando operacional conjunto, permanentemente ativado e com capacidade interagências. Em seu artigo 11, define-se a entrada em vigor da Portaria em 01-dez-2020.

Adaptado de https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/noticias/sistema-militar-de-defesa-cibernetica-entra-em-vigor-nesta-terca-feira e https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-3.781/gm-md-de-17-de-novembro-de-2020-289248860.