O estresse de funcionários em lockdown pode aumentar o risco de cibersegurança

Funcionários mais jovens e cuidadores relatam mais estresse do que outros grupos – e mais uso de aplicativos, serviços e equipamentos não autorizados.

Home Office

Funcionários estressados ​​em um mundo de trabalho remoto podem ser um grande contribuinte de posturas de segurança cibernética inadequadas para as empresas, de acordo com a pesquisa.

A Forcepoint entrevistou 2.000 funcionários de escritório na Alemanha e no Reino Unido, para entender melhor as práticas de segurança cibernética entre funcionários remotos. Dentre outras descobertas, a pesquisa apresentou que funcionários mais jovens, bem como pessoas que cuidam de crianças ou outros membros da família, relataram mais estresse em suas vidas, bem como comportamentos no uso de TI mais arriscados quando comparados a outros dados demográficos.

Por exemplo, 67 por cento dos funcionários com menos de 30 anos disseram que usam Shadow IT (aplicativos, serviços e equipamentos não autorizados) para ajudá-los a realizar certas tarefas com mais facilidade, em comparação com 27 por cento dos funcionários mais velhos.

Além disso, 55 por cento do grupo mais jovem relatou cometer mais erros ao trabalhar em casa, como enviar cópia de e-mails para pessoas erradas – em comparação, apenas 17 por cento dos maiores de 30 anos relataram tais erros. E quase dois terços do grupo mais jovem (63 por cento) afirmaram que as distrações durante o trabalho em casa impactam negativamente a tomada de decisão, em comparação com 26 por cento das pessoas mais velhas.

Maior uso de Shadow IT entre funcionários mais jovens

  • 56% dos funcionários mais jovens afirmam que necessitam utilizar ferramentas consideradas Shadow IT para concluir suas tarefas, enquanto apenas 25% dos funcionários mais velhos afirmam isso.
  • 57% dos funcionários mais jovens afirmam que as políticas das empresas tornam o trabalho sem utilizar Shadow IT mais árduo, enquanto 26% dos funcionários mais velhos afirmam o mesmo.
  • 67% dos funcionários mais jovens afirmam que utilizar Shadow IT faz com que eles concluam tarefas mais facilmente, enquanto 27% dos funcionários mais velhos afirmam o mesmo.

Medidas de segurança x Estresse

Não está claro se a relação entre o comportamento de segurança e o estresse é causal, mas ainda é uma correlação que se sobressai, de acordo com Forcepoint.

“As diferenças de comportamento podem em parte refletir tendências naturais relacionadas à idade em assumir riscos, mas o nível de disparidade entre os dois grupos é consistente e extremo”, disse Margaret Cunningham, principal cientista pesquisadora da Forcepoint, em uma postagem de quinta-feira no descobertas. “Isso pode indicar que as tendências naturais de assumir riscos são exacerbadas por períodos prolongados de estresse e um clima de trabalho desafiador.”

E, de fato, a pesquisa também descobriu que mais de dois terços (70 por cento) dos funcionários mais jovens têm dificuldade de se concentrar por causa de seu nível de estresse, em comparação com 29 por cento dos trabalhadores mais velhos, e 77 por cento disseram que sentem a pressão de estarem disponíveis fora do normal horas de trabalho, em comparação com menos da metade (46 por cento) dos trabalhadores mais velhos.

Mais de três quartos (78 por cento) dos funcionários mais jovens também relataram que se sentem estressados ​​por demandas conflitantes de suas vidas pessoais e profissionais, em comparação com 40 por cento dos funcionários mais velhos.

O estresse entre os cuidadores

Enquanto isso, os cuidadores também superestimaram o comportamento relacionado ao estresse que afeta negativamente as práticas de segurança de TI. Por exemplo, cerca de metade (52 por cento) disse que pequenos erros são uma parte normal de seus dias; e distrações que afetam a tomada de decisão também afetam pouco mais da metade do grupo (56 por cento). E, cerca de metade (48 por cento) admite usar shadow IT.

“Não esperávamos que o estudo revelasse um quadro tão claro das disparidades demográficas”, disse Cunningham. “O lockdown tem sido um momento estressante para todos … sem suporte adicional de seus líderes, os jovens e os cuidadores podem continuar a se desviar ainda mais das regras de segurança de TI predefinidas e aprendidas, expondo suas empresas a um risco ainda maior de segurança.”

Ela acrescentou que as empresas precisam aceitar o uso generalizado de shadow IT, que expõe as organizações a um maior risco de segurança cibernética. Mas, os empregadores também devem fornecer melhor suporte emocional e pessoal.

“Os líderes devem ajudar proativamente os funcionários a lidar com níveis crescentes e prolongados de estresse e ansiedade, emparelhados com interrupções adicionais”, disse ela. “O esgotamento não é apenas um risco para funcionários individuais, mas também afeta a resiliência organizacional e as necessidades de gerenciamento de recursos de pessoal.”

Posts Relacionados: Como implementar o Zero Trust para funcionários em Home Office / Ataques contra empresas disparam com funcionários em home-office e Trabalho remoto aumenta as ameaças de dispositivos IoT do consumidor

Informações obtidas/adaptadas de https://threatpost.com/employee-lockdown-stress-cybersecurity-risk/165050/