Clavis inaugura nova sede no Parque Tecnológico da UFRJ

sede clavis parque tecnológico ufrj

Pouco mais de uma década após graduar-se na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, a Clavis retorna à Ilha da Cidade Universitária, desta vez, na condição de “Empresa Residente” do Parque Tecnológico da UFRJ. O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover a interação entre Universidade e Empresas. Ao tornar-se Empresa Residente, a Clavis mostra, mais uma vez, que o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia de ponta está no núcleo de sua estratégia de crescimento.

Sobre a Clavis

Clavis surgiu no meio universitário, a partir da iniciativa de três alunos do curso de Ciência da Computação da UFRJ que vislumbraram, em 2004, a importância da Segurança da Informação para os mais diversos setores. Após três anos de existência, a Clavis foi selecionada para ser incubada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, instalando sua sede na UFRJ, onde ficaria por mais dois anos. Nesse período, a Clavis já demostrava sua vocação para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, chegando a receber da Finep apoio financeiro para desenvolver um framework brasileiro de testes de invasão – em um projeto que daria origem a um “spin-off” da empresa, a Green Hat Segurança da Informação. Desde então, a Clavis desenvolveu uma vasta lista de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – a maior parte deles, contando com o importante apoio de agências de fomento tais como a Finep, o CNPq e a FAPERJ.

Cada um dos projetos desenvolvidos pela Clavis teve resultados concretizados na forma de avanços técnico-científicos, mas também na forma de novos produtos e serviços oferecidos à Sociedade. Desde o primeiro projeto “Framework de Teste de Invasão”, apoiado pelo Programa PRIME/Finep em 2009, que deu origem a ferramentas e métodos para a realização de testes de invasão, até projetos mais recentes como o “SADI”, o “Octopus” e o “BART”, que deram origem a produtos estratégicos na área de Defesa Cibernética e que levaram ao reconhecimento da Clavis como Empresa Estratégica de Defesa, a Clavis sempre buscou conjugar, em seus Projetos, avanços técnico-científicos com impacto no Mercado e na Sociedade.

Foi esse histórico de alta tecnologia na área de Segurança Cibernética que credenciou a Clavis a retornar ao campus da Cidade Universitária da UFRJ – desta vez, com o status de “Empresa Residente” do Parque Tecnológico da UFRJ – após passar por sedes no Centro do Rio de Janeiro (Edifício Avenida Central) e no bairro do Flamengo (atual sede no Flamengo Park Towers, na Praia do Flamengo, 66). A expectativa de Bruno Salgado, Presidente do Conselho de Administração da Clavis, é que o novo endereço aproxime ainda mais a Clavis dos professores e pesquisadores da UFRJ, viabilizando o desenvolvimento de novos projetos e a incorporação de novas tecnologias nos produtos da empresa. Segundo Bruno Salgado, “A Clavis já possui um histórico antigo de parceria com a UFRJ. A empresa surgiu no Departamento de Ciência da Computação da UFRJ, e vários professores da COPPE e do CCMN já participaram de projetos e colaboraram em pesquisas conduzidas pela empresa. Acreditamos que a presença física da Clavis na Cidade Universitária levará essa colaboração a um novo estágio, viabilizando uma interação ainda mais forte entre os colaboradores da Clavis e os alunos, professores e pesquisadores da UFRJ”.

As perspectivas são promissoras, e as expectativas são de grandes avanços no cenário brasileiro de tecnologias para Segurança Cibernética.

linha do tempo clavis

Histórico da Clavis em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI)

A robusta atuação da Clavis no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e o contínuo reconhecimento por parte de agências de fomento tais como a Finep, o CNPq e a FAPERJ, além de órgãos públicos, como o Ministério da Defesa, e instituições privadas como a FEBRABAN e o Fundo Aeroespacial demonstram capacidade e a maturidade do corpo técnico-científico da Clavis Segurança da Informação.

Conheça mais um pouco sobre a Clavis: