Lista de melhores filmes relacionados à cibersegurança e cibercrimes

A maioria dos filmes que selecionamos tem um tema central em torno de cibersegurança. Outros têm um determinado personagem ou filmagens suficientes sobre o assunto para serem incluídos. Esses filmes podem tornar um assunto entediante ou divertido (para alguns. O que quer que seja necessário para que mais pessoas se interessem pelo combate ao crime cibernético e ao campo da segurança cibernética, nós somos todos a favor.

A maioria dos filmes selecionados tem um tema central em torno de cibersegurança. Outros têm um determinado personagem ou filmagens suficientes para tratar sobre o assunto para serem incluídos. Esses filmes podem tornar esse tema entediante ou divertido (para alguns). O que quer que seja necessário para que mais pessoas se interessem pelo combate ao crime cibernético e ao campo da segurança cibernética, nós somos a favor.

Há algum filme que você conheça, e que nós também deveríamos incluir nessa lista? Diga-nos se deixamos passar algum. Faremos atualizações periódicas, até publicar a edição de 2022. Clique aqui para entrar em contato com a equipe SegInfo.

A Lista

1965 – Alphaville – Um agente secreto vai para a futurística cidade de Alphaville para encontrar uma pessoa desaparecida e, eventualmente, parar o ditador governante, o professor von Braun, e seu senciente sistema de computador, Alpha 60.

1968 – Hot Millions – Peter Ustinov interpreta um fraudador que contorna o sistema de segurança de um computador mainframe para pagar faturas de suas empresas fictícias.

1969 – O computador usava tênis – Dexter Reilly (Kurt Russell) conserta um computador durante uma tempestade elétrica e fica chocado. O cérebro do computador se fundiu com o dele, e ele é um gênio.

1969 – The Italian Job – Um ladrão (Michael Caine) recentemente libertado da prisão recebe ajuda de um grupo dos mais infames invasores de computador da Grã-Bretanha para roubar barras de ouro debaixo do nariz da polícia italiana e da máfia. Uma das cenas mais famosas do filme é um enorme engarrafamento causado pela invasão do computador de controle de tráfego da cidade.

1970 – Colossus: The Forbin Project – Sistemas de computação massivos dos EUA – “Colossus” – e Rússia – “Guardian” – conectam-se entre si. A guerra nuclear está ameaçada.

1971 – Paper Man – Cinco estudantes universitários entediados se aproveitam de uma falha no computador e criam uma pessoa fictícia, mas o tiro sai pela culatra.

1974 – The Conversation – Gene Hackman interpreta um especialista em vigilância usando equipamento de alta tecnologia (antigamente) para espionar um casal que ele teme estar em perigo. Indicado para três Oscars.

1975 – Three Days of the Condor – o decifrador da CIA, Robert Redford, tenta descobrir por que sua própria agência o quer morto.

1982 – Tron – Um dos primeiros filmes de ataques cibernéticos. Um engenheiro de computação descobre que um executivo de sua empresa está roubando seu trabalho e é lançado no mundo da realidade virtual.

1983 – Brainstorm – Os pesquisadores Michael Brace (Christopher Walken) e Lillian Reynolds (Louise Fletcher) desenvolvem um sistema que permite a gravação e reprodução dos pensamentos de uma pessoa em uma fita de vídeo. O projeto sai do controle quando a tecnologia é usada para explorar experiências sexuais intensas e de quase morte.

1983 – Superman III – Richard Pryor interpreta Gus Gorman, um invasor que é pego folheando a folha de pagamento de sua empresa por meio de um programa que ele desenvolveu e então é chantageado para ajudar a transformar Superman no mal.

1983 – Jogos de Guerra – Aluno do ensino médio (Matthew Broderick) invade um supercomputador militar neste clássico e ativa o arsenal nuclear dos Estados Unidos, numa época em que a maioria das pessoas não sabia o que era invadir.

1984 – Cloak and Dagger – Quando Davey, de 11 anos, vê o assassinato de um agente do FBI, o moribundo entrega a ele um cartucho de videogame Atari com segredos militares. Com Dabney Coleman.

1984 – Electric Dreams – Ambientada em San Francisco, esta comédia romântica de ficção científica é sobre um triângulo amoroso entre um arquiteto, um violoncelista e um computador pessoal.

1984 – Hackers: Wizards of the Electronic Age – Este documentário sobre a comunidade hacker inclui imagens de entrevistas com alguns dos programadores que criaram a revolução do PC, incluindo Steve Wozniak, cofundador da Apple. Filmado em uma conferência de profissionais realizada em Sausalito, Califórnia.

1984 – Hide and Seek – Um jovem entusiasta da computação desenvolve um tipo de programa de inteligência artificial chamado “Gregory P1”. Para garantir sua sobrevivência, o computador entra em contato com outros computadores e começa a lutar contra os humanos. Ele também se conecta ao computador mainframe de uma usina nuclear.

1985 – Prime Risk – Os amantes de computadores enganam o Automated Teller Machines e conspiram para afundar o Federal Reserve.

1985 – Weird Science – os adolescentes Gary e Wyatt projetam sua mulher ideal em um computador, e um estranho acidente elétrico a traz à vida na forma da adorável e sobre-humana Lisa.

1986 – Dia de folga de Ferris Bueller – Um estudante do ensino médio (Matthew Broderick) que deseja o dia de folga invade o sistema de computador de sua escola e muda notas e registros de frequência.

1991 – Terminator 2: Dia do Julgamento – Um ciborgue protege o filho adolescente de Sarah Connor, John, de outro ciborgue com a intenção de matá-lo.

1992 – Mulher Branca Solteira – Uma mulher (interpretada por Bridget Fonda) anuncia para uma colega de quarto. Ela logo descobre que sua nova colega de quarto é uma cibercriminosa (Jennifer Jason Leigh) com a intenção de roubar sua identidade.

1993 – Jurassic Park – Não é um filme de cibersegurança … MAS o inimigo de Seinfeld, “Newman” (Dennis Nery), interpreta um cara de TI que abre caminho para um golpe que o envolve roubando DNA de dinossauro para vender ao maior lance.

1992 – Sneakers – A invasora (Robert Redford) lidera uma equipe de especialistas que testa a segurança de empresas de São Francisco. Eles descobrem uma caixa preta que pode quebrar qualquer criptografia, representando uma grande ameaça se cair nas mãos erradas … incluindo agentes desonestos da NSA.

1993 – Fraudes – Um investigador de seguros (Phil Collins) usa jogos e truques para manipular a vida de outras pessoas, incluindo um casal que faz uma indenização de seguro incomum. Ele aprova a afirmação, mas faz exigências bizarras como resgate.

1993 – Ghost in the Machine – Uma máquina de ressonância magnética movida a computador extrai a alma de um assassino em série e se torna uma arma tecnológica mortal.

1994 – Divulgação – Um executivo de alta tecnologia (Michael Douglas) inesperadamente se vê tentando invadir o banco de dados de sua empresa para defender sua reputação e carreira e derrotar Meredith (Demi Moore). E-mails de “A Friend” direcionam seus movimentos.

1995 – GoldenEye – James Bond tenta impedir um sindicato do crime russo de usar um programa de armas baseado em espaço roubado e cai nas garras de um gênio do mal que planeja governar a Terra a partir do ciberespaço.

1995 – Hackers – um agente adolescente está de volta à cena sete anos depois de ser banido dos computadores por escrever um vírus que causou a maior quebra da bolsa de valores da história. Ele e seus amigos devem provar que um superinvasor sinistro os está armando para um complô para desviar fundos de uma grande empresa de petróleo com um worm de computador. Com Angelia Jolie.

1995 – Juiz Dredd – Juiz Dredd (Sylvester Stallone) é enviado a uma colônia penal por um assassinato que não cometeu. No caminho para lá, ele recebe um companheiro inesperado quando se reúne com Herman “Fergee” Ferguson (Rob Schneider), um criminoso que ele havia prendido anteriormente por destruição de propriedade.

1995 – The Net – Uma programadora de computador (Sandra Bullock) que vive uma vida reclusa está ansiosa por uma folga quando toma conhecimento de uma conspiração. Suas férias se transformam em um pesadelo quando alguém tenta matá-la e sua identidade é roubada. Ela deve provar quem ela é enquanto tenta descobrir por que alguém a quer morta.

1995 – Ghost in the Shell – Neste épico de ficção científica japonês animado, uma policial ciborgue e seu parceiro caçam um cibercriminoso chamado Puppet Master, que invade os cérebros dos ciborgues para obter informações e usá-las para cometer crimes. (Scarlett Johansson estrela um remake de live-action em 2017.)

1995 – Johnny Mnemonic – Um chip de computador implantado em seu cérebro permite que um traficante de dados humanos (Keanu Reeves) armazene e transporte com segurança dados muito sensíveis para redes de computadores normais. Quando ele recebe um pacote valioso que excede a capacidade de armazenamento do chip, o mensageiro mnemônico deve entregar os dados em 24 horas ou morrer. Os assassinos pretendem ajudá-lo a fazer exatamente isso.

1997 – Masterminds – O novo chefe de segurança de uma prestigiosa escola particular planeja empatar uma pontuação sequestrando vários dos estudantes ricos e mantendo-os como resgate. Um adolescente cibercriminoso, expulso da escola por pregar peças, frustra seus planos.

1998 – 23 – Depois que um órfão investe parte de sua herança em um computador doméstico, ele começa a discutir teorias da conspiração inspiradas em um romance em quadros de avisos. Ele logo estará invadindo computadores militares e do governo com um amigo. Baseado em uma história verdadeira.

1998 – Inimigo do Estado – Um advogado (Will Smith) não sabe que uma fita de vídeo em seu poder prova que um congressista foi assassinado por se opor à legislação de vigilância. Quando ele se torna alvo de um oficial corrupto da NSA e sua vida começa a desmoronar, ele pede a ajuda de um ex-agente da inteligência (Gene Hackman).

1998 – Mercury Rising (Code Mercury) – Um agente renegado do FBI (Bruce Willis) deve proteger um menino autista de 9 anos que quebrou um código governamental criptografado que deveria ser inquebrável.

1998 – Pi – Existe uma chave matemática que pode desbloquear os padrões universais da natureza? Se encontrada, essa chave pode prever alguma coisa – até mesmo o mercado de ações? Um matemático brilhante, obcecado e paranóico que se barricou em uma sala cheia de equipamentos de informática pretende encontrar a chave, mas pode enlouquecer ao fazê-lo.

1998 – Webmaster – Neste thriller de ficção científica dinamarquês, um poderoso líder do crime contrata um invasor para monitorar a segurança das operações de seu computador. Quando outra pessoa invade o banco de dados, o webmaster deve ir a extremos para encontrá-lo ou morrer em 35 horas.

1999 – Entrapment – Uma investigadora de arte disfarçada (Catherine Zeta-Jones) tem a intenção de rastrear e capturar um ladrão renomado (Sean Connery). Eles acabam tentando um assalto juntos.

1999 – The Matrix – Em um futuro distópico, a humanidade está inconscientemente presa dentro da Matrix, uma realidade simulada criada por máquinas inteligentes para distrair os humanos enquanto eles usam seus corpos como fonte de energia. Um programador de computador / agente conhecido como Neo (Keanu Reeves) descobre a verdade e junta forças com outros rebeldes para libertar a humanidade.

1999 – Pirates of Silicon Valley – Este drama biográfico sobre o desenvolvimento do computador pessoal e a rivalidade entre a Apple Computer e a Microsoft abrange os anos de 1971 a 1997. Noah Wyle interpreta Steve Jobs e Anthony Michael Hall como Bill Gates.

1999 – Office Space – Eles deveriam fazer parte de uma grande família feliz, mas três programadores de computador odeiam seus empregos e seu chefe. Eles planejam um esquema para desviar pequenas quantias de dinheiro da empresa de alta tecnologia que os emprega, mas um erro resulta em um roubo maior do que o planejado. Com Jennifer Anniston.

1999 – NetForce – No ano de 2005, a NetForce, uma divisão do FBI, tem a tarefa de proteger a Internet do terrorismo. Uma brecha em um navegador permite que alguém obtenha o controle da Internet e de todas as informações que ela contém. Agora o comandante do NetForce deve detê-lo, pois ele também rastreia um assassino.

2000 – Charlie’s Angels – Trabalhando para o recluso milionário Charlie (John Forsythe), Angels Natalie (Cameron Diaz), Dylan (Drew Barrymore) e Alex (Lucy Liu) assumem o caso de um jovem gênio da alta tecnologia (Sam Rockwell) que foi sequestrado. Parte da ação envolve o emprego de uma variedade de disfarces e truques tecnológicos para entrar no mainframe maciçamente protegido de um computador mestre.

2000 – Takedown – Também conhecido como “Track Down”, a polêmica versão cinematográfica da caça ao lendário atacante Kevin Mitnick é baseada no livro de Tsutomu Shimomura, “Takedown: The Pursuit and Capture of Kevin Mitnick, o mais procurado computador fora da lei da América – Pelo homem que fez isso. ”

2000 – Hackers no País das Maravilhas – Este documentário sobre criminosos no Reino Unido e nos Estados Unidos inclui entrevistas com criminosos proeminentes que revelam o que os motiva. Os invasores incluem ColdFire, Phobos e cyberjunkie.

2001 – Antitruste – Quando um graduado (Ryan Phillippe) consegue um emprego escrevendo software em uma empresa de informática multibilionária, ele não tem ideia de que o fundador (Tim Robbins) e novo mentor está escondendo segredos obscuros. Existe alguém em quem ele pode confiar?

2001 – The Code – Este documentário cobre a primeira década do GNU / Linux e apresenta algumas das pessoas mais influentes do movimento do software livre (FOSS).

2001 – Freedom Downtime – Este documentário cobre a situação do atacante de computador condenado Kevin Mitnick, do ponto de vista de que a Miramax o deturpou no filme “Takedown”. Inclui a história de vários entusiastas do computador que confrontam os representantes da Miramax sobre seu descontentamento com aspectos do roteiro, incluindo o final do filme.

2001 – Revolution OS – A história do GNU, Linux e dos movimentos de código aberto e software livre é traçada neste documentário. Apresenta várias entrevistas com profissionais e empreendedores proeminentes.

2001 – The Score – Um arrombador de cofres envelhecido (Robert De Niro) planeja se aposentar, mas sua cerca (Marlon Brando) o leva a uma pontuação final, roubando um dos tesouros naturais do Canadá escondido no porão de uma alfândega. Ele une forças com outro ladrão (Edward Norton), que contrata alguém para invadir o sistema de segurança da Alfândega, mas as coisas dão errado.

2001 – História Secreta do Hacking – O foco deste documentário é o phreaking, a invasão de computadores e a engenharia social ocorridos entre os anos 1970 e 1990. John Draper, Steve Wozniak e Kevin Mitnick são apresentados com destaque.

2001 – Espadarte – Um espião chamado Gabriel (John Travolta) planeja roubar uma grande fortuna. Ele convoca Ginger (Halle Berry) para persuadir Stanley (Hugh Jackman), que passou dois anos na prisão por invadir um programa do FBI, para ajudar. Mas o que Gabriel realmente está tramando, e quem ou o que está realmente por trás da trama?

2002 – Pegue-me se puder – Frank Abagnale é uma das autoridades mais respeitadas do mundo em falsificação, apropriação indébita e documentos seguros. Sua história fascinante serviu de inspiração para o filme de Steven Spielberg, estrelado por Leonardo DiCaprio como Abagnale e Tom Hanks como o agente do FBI rapidamente em seus calcanhares.

2002 – Minority Report – É 2054 e um departamento de polícia especializado em pré-crimes em D.C. interrompe os crimes antes que eles sejam cometidos com base nas informações dos Pre-Cogs, três seres psíquicos que canalizam suas visões para um computador. Quando acusam o chefe da unidade (Tom Cruise) de um futuro assassinato, ele se torna um fugitivo, perseguido por seu próprio departamento.

2002 – Storm Watch – Um jogador campeão de jogos de realidade virtual deve repentinamente correr contra o tempo para impedir um gênio do crime que roubou sua identidade de destruir o mundo com um satélite meteorológico. Também conhecido como “Code Hunter”.

2002 – Erro de terminal – Um ex-funcionário de uma grande empresa de software vinga o presidente plantando um vírus de computador em um MP3 e dando a seu filho. Seu plano é travar os terminais de computador, mas o vírus tem vontade própria e começa a destruir grandes porções da cidade. Pai e filho devem criar seu próprio vírus para deter o caos.

2003 – In the Realm of the Hackers – Este documentário revela como e por que dois adolescentes invasores de computador australianos, Electron e Phoenix, roubaram uma lista de segurança de computador reestruturada no final dos anos 1980 e a usaram para invadir alguns dos computadores mais classificados e seguros do mundo sistemas.

2003 – The Core – Após vários incidentes bizarros em todo o mundo, um geofísico e cientistas determinam que o núcleo derretido do planeta parou de girar e que o campo magnético entrará em colapso dentro de um ano. Eles elaboram um plano para perfurar o núcleo e detonar explosões nucleares para reiniciar a rotação e recrutar um invasor para vasculhar a Internet e eliminar todos os vestígios do desastre pendente para evitar o pânico mundial.

2003 – The Italian Job – Depois que um ladrão (Edward Norton) se vira contra seus parceiros e foge com o ouro que eles roubaram em um assalto, seu ex-time busca vingança.

2003 – The Matrix Reloaded – Com a ajuda de Neo (Keanu Reeves), Morpheus (Laurence Fishburne), Trinity (Carrie-Anne Moss) e outros lutadores pela liberdade, mais e mais humanos foram libertados de Matrix e trazidos para Zion. Mas 250.000 máquinas estão cavando em direção à fortaleza e chegarão a eles em 72 horas, então eles devem se preparar para a guerra.

2003 – Cheque de pagamento – Michael Jennings (Ben Affleck) ganha um bom dinheiro trabalhando em projetos ultrassecretos e depois concordando em ter sua memória apagada, até que um pagamento de $ 92 milhões por uma missão de três anos seja cancelado. Com sua vida em perigo, ele deve obter ajuda de um cientista (Uma Thurman) que ele não se lembra de ter namorado para descobrir a importância de itens aparentemente aleatórios.

2004 – Paranoia 1.0 – Um programador de computador recebe pacotes vazios misteriosos dentro de seu apartamento e tenta descobrir quem os está enviando, por que e em quem ele pode confiar. Também conhecido como “One Point O.”

• 2005 – V de Vingança – Em um futuro distópico, um governo britânico tirânico impõe um toque de recolher estrito após a eclosão de um vírus. Um anarquista com uma máscara sorridente de Guy Fawkes busca vingança com a ajuda de uma jovem e invade a rede de televisão para incitar outros a se revoltarem contra a tirania.

• 2006 – Firewall – Quando sua família é feita refém, um especialista em segurança (Harrison Ford) que projeta sistemas de computador à prova de roubo para instituições financeiras deve invadir seu próprio sistema e roubar milhões de dólares para pagar o resgate.

2006 – Hacking Democracy – Este documentário investiga alegações de fraude eleitoral durante a eleição presidencial de 2004 nos EUA. Segue-se Bev Harris, o fundador da Black Box Voting, um grupo sem fins lucrativos de proteção ao consumidor, e outros ativistas cidadãos que começaram a descobrir falhas no sistema de votação.

2006 – Homem do Ano – Um apresentador de talk show político satírico (Robin Williams) concorre à presidência e é eleito com a ajuda de fãs que iniciam uma campanha popular. Mais tarde, é revelado que sua presidência foi o resultado de um mau funcionamento da urna de votação computadorizada.

2006 – The Net 2.0 – Uma jovem analista de sistemas de computador chega a Istambul para começar um novo emprego, mas descobre que sua identidade foi roubada. Ela deve pegar quem fez isso para ter sua vida de volta.

2006 – A Scanner Darkly – Esta adaptação animada por computador do romance de ficção científica de Philip K Dick de 1977 se passa em um futuro próximo. A guerra contra as drogas dos Estados Unidos, particularmente uma substância hiper-viciante chamada D (para a morte), leva à aplicação de um estado policial que usa inúmeros scanners de vigilância.

2006 – Pulse – Neste remake de um filme de terror japonês, uma estudante fica chocada quando seu namorado, um invasor de computador, se suicida. Em seguida, ela e seus amigos recebem mensagens online dele, pedindo ajuda. Outro atacante de computador deve ajudá-la a impedir uma praga sobrenatural que viaja pela rede.

2007 – Live Free or Die Hard – Enquanto a nação se prepara para comemorar o Dia da Independência, um agente de segurança do governo descontente lança um ataque à infraestrutura de computadores da América. O policial veterano John McClane (Bruce Willis) e um jovem invasor devem ajudar a divisão cibernética do F.B.I. a derrubá-lo.

2007 – Bourne Ultimatum – O agente Jason Bourne (Matt Damon) se junta a um repórter investigativo para encontrar as pessoas que o traíram, enquanto um impiedoso funcionário da CIA e sua equipe continuam a rastreá-lo na esperança de assassiná-lo antes que ele consiga sua memória de volta.

2007 – Violação – Este docudrama é baseado nos eventos que levaram à captura do agente do FBI Robert Hanssen, condenado por vender segredos para a União Soviética. Um especialista em vigilância de baixo nível é promovido e designado para trabalhar com Hanssen, sem saber que encontrará provas de que é um traidor.

2008 – Eagle Eye – Dois estranhos, Jerry e Rachel, se reúnem depois de receber ligações misteriosas de uma mulher que nunca conheceram. Ela ameaça suas vidas e familiares para empurrá-los para uma série de situações perigosas, controlando suas ações por meio de telefones celulares e outras tecnologias.

2008 – Hackers são pessoas também – Profissionais da área criaram este documentário para retratar sua comunidade e quebrar estereótipos negativos. Ele descreve o que é hacking, como essas pessoas pensam e discute as mulheres na área.

2008 – Untraceable – Agente Jennifer Marsh (Diane Lane) da Divisão de Crimes Cibernéticos do FBI em Portland tenta rastrear um cibercriminoso psicopata matando pessoas online em vídeo ao vivo. Conforme seu site recebe mais visitas, as vítimas morrem mais rápido.

2008 – WarGames: The Dead Code 2008 – Um cibercriminoso adolescente americano, jogando um jogo simulador de ataque terrorista online, é um verdadeiro terrorista com a intenção de destruir os Estados Unidos? É nisso que a Segurança Interna acredita e eles se propuseram a prendê-lo.

2009 – A Garota com a Tatuagem de Dragão – Um jornalista procura o assassino de uma mulher morta há quarenta anos, com a ajuda de uma jovem atacante. Quando eles desvendam segredos de família sombrios, eles devem se proteger. Este filme em sueco foi refeito em inglês em 2011.

2009 – Gamer – Controlado por um dispositivo remoto de um jogador adolescente, o prisioneiro Kable no corredor da morte deve lutar contra outros prisioneiros todas as semanas em um jogo online violento. Ele pode sobreviver a sessões suficientes para ganhar sua liberdade, libertar sua esposa da escravidão de avatar e derrubar o inventor do jogo?

2009 – Hackers Wanted – Este documentário americano inédito originalmente chamado “Can You Hack It?” segue as aventuras de Adrian Lamo, um famoso programador, e explora as origens das invasões e a natureza dos atacantes.

2010 – The Social Network – Jesse Eisenberg retrata o estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg neste drama sobre a criação de um site de rede social que se tornaria o Facebook.

2010 – Início – Um ladrão (Leonardo DiCaprio) que pode entrar nos sonhos das pessoas e roubar seus segredos começa a usar seu dom para espionagem corporativa. Ele também pode plantar uma ideia na mente de alguém? O filme ganhou quatro Oscars.

2010 – Tron Legacy – Nesta continuação renovada de Tron, Sam (Garrett Hedlund) procura dentro e fora do mundo da computação por seu pai, Kevin Flynn (Jeff Bridges), um brilhante programador de computador.

2011 – Missão Impossível: Protocolo Fantasma – Quando o megaespião Ethan Hunt (Tom Cruise) é culpado por um ataque terrorista ao Kremlin, ele e outros de sua agência, a Força de Missões Impossíveis (FMI), devem provar sua inocência.

2012 – Underground: The Julian Assange Story – Este filme australiano segue o início da carreira do fundador do WikiLeaks, desde seu início como um adolescente invasor em Melbourne.

2012 – Skyfall – James Bond (Daniel Craig) deve provar que ainda tem o que é preciso enquanto rastreia a origem de um ataque ciberterror na sede do M16 e vai contra um atacante genial.

2012 – Código 2600 – Este documentário explora a ascensão da Era da Tecnologia da Informação através dos olhos das pessoas que ajudaram a construí-la e dos eventos que a moldaram.

2012 – Genius on Hold – A queda de Walter L. Shaw, um gênio das telecomunicações que ficou destituído, e seu filho desiludido, que se tornou um notório ladrão de joias, são os temas deste documentário.

2012 – Reinicializar – Uma jovem invasor não consegue se lembrar de um evento traumático que a deixou com um iPhone colado em sua mão. O cronômetro do telefone está em contagem regressiva até zero e outros atacantes devem ajudá-la a resolver o quebra-cabeça.

2012 – We Are Legion: A História dos Hacktivistas – O cineasta Brian Knappenberger documenta o grupo de programadores Anonymous, incluindo entrevistas com membros do grupo.

2013 – Desconectar – Três histórias que se cruzam giram em torno do impacto da Internet na vida das pessoas. Os personagens incluem uma vítima de cyberbullying, um advogado que se comunica constantemente pelo celular, mas não consegue encontrar tempo para se conectar com sua família, e um casal cujos segredos são revelados online.

2013 – Goodbye World – Mais de um milhão de celulares recebem simultaneamente uma mensagem de duas palavras, seguida pelo colapso da rede elétrica e pânico generalizado. Um grupo de pessoas que encontra abrigo em uma cabana logo descobre como é viver em um mundo pós-apocalíptico.

2013 – Fifth Estate – Baseado em eventos reais, o filme começa quando o fundador do WikiLeaks, Julian Assange (Benedict Cumberbatch) e Daniel Domscheit-Berg unem forças como vigilantes clandestinos e criam uma plataforma para denunciantes vazarem dados secretos para expor segredos do governo e crimes corporativos.

2013 – Ela – Nesta história futurística, um escritor solitário (Joaquin Phoenix) desenvolve uma relação improvável com um sistema operacional projetado para atender a todas as suas necessidades.

2013 – Podem ser aplicados termos e condições – Este documentário expõe o quanto a Internet e o uso do telefone celular permitem que empresas e governos aprendam sobre as pessoas.

2013 – TPB AFK: The Pirate Bay Away from Keyboard —Este documentário sueco, dirigido e produzido por Simon Klose, enfoca a vida dos três fundadores do The Pirate Bay – Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfrid Svartholm – e o Pirata Teste da baía.

2013 – Mickey Virus – Nesta comédia de cibercrime de Bollywood, a Polícia de Delhi deve buscar a ajuda de um invasor preguiçoso para resolver um caso.

2014 – Algoritmo – Um invasor de computador especializado em invadir sistemas seguros, incluindo a companhia telefônica e contas pessoais de pessoas, invade um contratante do governo e descobre um programa de computador misterioso, levando-o a uma revolução.

2014 – Citizenfour – Este documentário de Laura Poitras sobre o denunciante Edward Snowden e a sandália de espionagem da NSA inclui entrevistas com Snowden em Hong Kong em 2013 e apresenta o trabalho do jornalista Glenn Greenwald.

2014 – Ex Machina – Um jovem programador vence uma competição que o torna o componente humano em um experimento inovador onde ele deve avaliar as capacidades e a consciência de Ava, um IA de tirar o fôlego.

2014 – The Hackers Wars – Este documentário discute o hacktivismo nos Estados Unidos, incluindo a vigilância do governo e a perseguição de atacantes e jornalistas.

2014 – The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz – O cineasta Brian Knappenberger explora a vida e a obra do cofundador do Reddit Aaron Swartz, um prodígio da programação e ativista da informação que se suicidou aos 26 anos.

2014 – Open Windows – Um blogueiro descobre que ganhou um jantar com uma atriz a quem dedica seu site e fica desapontado quando ela cancela. Quando ele tem a chance de espionar cada movimento dela com seu laptop, sua vida fica louca.

2014 – The Imitation Game – M16, a recém-criada agência de inteligência britânica, recruta o matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch) e sua equipe para decifrar o código Enigma da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Indicado para 8 Oscars.

2014 – The Signal – Nic, que é estudante do MIT, está em uma viagem com dois companheiros quando um invasor irritante os distrai. Eles o rastreiam até uma cabana abandonada. Depois de ocorrências estranhas, Nik acorda ferido e desorientado, perguntando-se o que aconteceu com seus amigos, e quem são essas pessoas em trajes espaciais?

2014 – Unfriended – uma força misteriosa e sobrenatural assombra um grupo de amigos da sala de bate-papo online usando a conta de seu amigo morto.

2014 – Who Am I – Um grupo subversivo de atacantes com a intenção de ganhar fama global convida um jovem gênio da computação alemão para se juntar a eles.

2015 – Blackhat – O ator malicioso condenado Nicholas Hathaway (Chris Hemsworth) se junta a uma equipe de especialistas técnicos americanos e chineses para rastrear um ciberterrorista balcânico operando no sudeste da Ásia.

2015 – Cyberbully – Neste filme feito para a TV, Uma adolescente britânica (Emily Osment) se afasta da família e amigos quando um atacante de computador a força a cumprir suas ordens, ameaçando vazar fotos comprometedoras dela se ela não o fizer o que ele pergunta.

2015 – Deep Web – O cineasta Alex Winter entrevista as pessoas por trás da Deep Web e do bitcoin e acompanha a prisão e o julgamento de Ross Ulbricht (“Dread Pirate Roberts”), fundador do mercado negro online Silk Road.

2015 – Debug – Seis jovens atacantes designados para consertar o sistema do computador em uma nave à deriva no espaço profundo se tornam presas de uma fonte de inteligência artificial que pretende se tornar humana.

2015 – Hacker’s Game – Um cyber-detetive trabalhando para uma organização de direitos humanos e um especialista em invasões com conexões duvidosas se encontram em um telhado e se unem em um jogo de xadrez virtual. O romance deles sobreviverá ao engano?

• 2015 – Mr. Robot – Elliot é um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia, e como invasor vigilante durante a noite. Elliot se vê em uma encruzilhada quando é recrutado para destruir a firma que ele é pago para proteger.

2016 – Anônimo – Um jovem imigrante ucraniano se volta para a invasão e roubo de identidade para apoiar seus pais, com a ajuda de um amigo que é traficante do mercado negro. Crimes mesquinhos logo aumentam. O filme também é conhecido como “Hacker”.

2016 – Gringo: The Dangerous Life of John McAfee – O pioneiro de antivírus complexo John McAfee ganhou milhões antes de deixar os EUA para viver em um complexo na selva em Belize. Este documentário da Showtime, que ele chama de ficção, retrata sua vida em Belize e a partida de 2012 após o assassinato de um vizinho.

2016 – I.T. – O magnata da aviação Mike Regan (Pierce Brosnan) contrata um I.T. consultor temporário para fazer algum trabalho em sua casa e fica tão impressionado que lhe dá um emprego de tempo integral. Ele é despedido quando ultrapassa os limites e busca vingança contra o empresário e sua família.

2016 – Jason Bourne – O ex-agente da CIA Jason Bourne (Matt Damon) sai de seu esconderijo para descobrir mais sobre seu passado enquanto luta contra o ciberterrorismo.

2016 – Lo and Behold: Devaneios do mundo conectado – O cineasta Werner Herzog examina a Internet e como ela afeta a interação humana e a sociedade moderna.

2016 – Nerve – Amigos pressionam um aluno do último ano do ensino médio a se juntar ao popular jogo online Nerve. Ela é envolvida pela emoção da competição movida a adrenalina, em parceria com um estranho misterioso, mas o jogo dá uma virada sinistra.

2016 – Risco – Laura Poitras passou seis anos fazendo este documentário sobre o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que deu a ela a oportunidade de filmá-lo de perto, mas depois tentou censurar o filme.

2016 – Snowden – Joseph Gordon-Levitt estrela como Edward J. Snowden no filme biográfico de Oliver Stone do ex-contratante da Agência de Segurança Nacional, que se desilude com a comunidade de inteligência e vaza informações confidenciais, tornando-se um fugitivo da lei e um herói para muitos.

2016 – Zero Days – O documentário de Alex Gibney se concentra no Stuxnet, ou “Operação Jogos Olímpicos”, um worm de computador malicioso desenvolvido pelos Estados Unidos e Israel para sabotar uma parte importante do programa nuclear iraniano.

2017 – The Fate of the Furious – Uma ciberterrorista conhecida como Cipher (Charlize Theron) coage Dom (Vin Diesel) a trabalhar para ela, invade e assume o controle de carros, e colhe o caos.

2017 – Ghost in the Shell – Major (Scarlett Johansson) é salvo de um terrível acidente e cibernético aprimorado como um soldado para parar os criminosos mais perigosos do mundo. Ela logo descobre que sua vida foi realmente roubada e decide recuperar seu passado, descobrir quem fez isso com ela e impedi-los antes que o façam a outras pessoas.

2017 – Kim Dotcom: Pego na Web – Este documentário conta a história do fundador do Megaupload, Kim Dotcom, um super atacante, empresário e notório pirata da Internet acusado de lavagem de dinheiro, extorsão e violação de direitos autorais.

2017 – The Circle – Mae (Emma Watson) consegue o emprego dos sonhos em uma empresa de tecnologia e mídia social chamada The Circle. Ela logo é escolhida a dedo pelo fundador (Tom Hanks) para participar de um experimento que leva a transparência a um novo nível.

2017 – The Crash – O governo convoca uma equipe de criminosos de colarinho branco para impedir um ataque cibernético que ameaça levar os Estados Unidos à falência.

2018 – Anon – Em um mundo onde a vida de todos é transparente, rastreável e registrada pelas autoridades, fazendo com que o crime quase cesse, um detetive (Clive Owen) tenta solucionar uma série de assassinatos que podem envolver um atacante misterioso (Amanda Seyfried).

2018 – Assassination Nation – Após um invasor anônimo vazar informações privadas do povo de Salem, a suspeita recai sobre quatro adolescentes que são alvos da comunidade.

2018 – A Garota na Teia de Aranha – a invasora de computador Lisbeth Salander (que também é um anjo vingador de mulheres abusadas) e o jornalista Mikael Blomkvist se encontram em uma teia de espiões, cibercriminosos e funcionários do governo corruptos.

2018 – Hacked – Depois de perder seu emprego para um supercomputador de última geração, um técnico de computador descontente decide testar seu substituto. Nesse ínterim, um grupo de atacantes se infiltra no prédio para roubar a nova tecnologia.

2018 – Johnny English ataca novamente – depois que um ataque cibernético revela a identidade de todos os agentes secretos ativos da Grã-Bretanha, o agente do MI7 Johnny English deve sair da aposentadoria para encontrar o agente malicioso idealizador.

2018 – Busca – Um homem fica desesperado quando sua filha de 16 anos desaparece e uma investigação policial é inútil. Na esperança de encontrar pistas, ele procura seu laptop, examina fotos e vídeos e começa a contatar seus amigos.

2018 – Unfriended: Dark Web – Depois que um adolescente encontra um laptop misterioso, ele convida vários amigos para jogar um jogo online. A noite se torna mortal quando eles se tornam o alvo do terrorismo cibernético.

2019 – Crime cibernético – Neste documentário, 10 importantes especialistas em crime cibernético discutem como bilhões de dólares por ano são roubados ou perdidos como resultado do crime cibernético, destruindo empresas e vidas.

2019 – The Great Hack – Este documentário examina o escândalo Cambridge Analytica através dos papéis de várias pessoas afetadas por ele.

2019 – Senha – Um policial caça um cibercriminoso que está destruindo a vida de pessoas ao invadir suas senhas.

2019 – Quem você pensa que eu sou – Uma professora divorciada de 50 anos (Juliette Binoche) usa a foto de uma jovem e bonita loira para criar um perfil falso no Facebook de uma mulher de 24 anos depois de ser assombrada por seus 20- amante de algo.

2020 – Inimigos do Estado – Este documentário americano segue Matt DeHart, alvo do governo dos EUA por ter documentos confidenciais que alegavam má conduta da CIA.

2020 – KnowBe4: The Making Of A Unicorn – A Cybersecurity Story. Como o CEO Stu Sjouwerman construiu uma cultura de diversão e uma empresa de US $ 1 bilhão. Com o Chief Hacking Officer Kevin Mitnick. Documentário de 23 minutos produzido pela Cybercrime Magazine.

2020 – O Dilema Social – Este documentário explora o perigoso impacto humano das redes sociais.

2021 – Silk Road – Dirigido por Tiller Russell, esta é a história do mercado anônimo da dark web lançado por Ross Ulbricht no início de 2011. Ulbricht foi condenado à prisão perpétua depois que uma operação do FBI encerrou o Silk Road.

• 2021 – Batalha Bilionária: O Caso Google Earth – “Batalha bilionária” é obra de ficção baseada na história de dois berlinenses pioneiros da internet que processam a gigante Google após o roubo de uma ideia revolucionária.

E você?! Já assistiu algumas dessas obras? Teria alguma sugestão para incluir nessa lista? Envie sua sugestão através de nossa página de contato e podemos incluí-la na lista.

Fonte: cybersecurityventures.com