Um problema de segurança frequentemente ignorado não só por cidadãos, mas por empresas: o descarte apropriado de documentos e informações confidenciais. Frequentemente aparecem na mídia catadores de materiais recicláveis que encontram documentos, como o caso do catador Baixinho, que tem uma coleção de documentos descartados, como RGs, CPFs e até uma folha de cheque preenchida.
Felizmente, a grande maioria dos catadores são pessoas de bem e honestas. Entretanto, é preciso tomar cuidado com quem fuça o seu lixo. A técnica de trashing dumpster diving (Valeu, Sandro!) consiste basicamente em verificar o lixo físico de alguma localidade – o descartes de papeis de uma empresa, por exemplo – visando a busca de informações que possam facilitar ataques por agentes maliciosos. A ideia de um cracker fuçando o seu lixo pode parecer fantasiosa para a maioria das pessoas, mas gestores de segurança corporativos tem de tomar medidas para evitar este tipo de problema.
Mesmo pessoas físicas podem tomar cuidados simples, como rasgar em vários pedaços folhas de papel e principalmente cartões plásticos de documentos; idealmente pode-se utilizar uma fragmentadora de papel, mas uma simples tesoura pode resolver o problema.
Foto: trash clam por Jes, CC-BY-SA.