Bruno Salgado

Bruno Salgado Guimarães é atualmente Presidente do Conselho Administrativo daClavis Segurança da Informação, conselho formado após a Clavis receber o investimento do Fundo Aeroespacial, um fundo de venture capital voltado para os setores aeronáutico, aeroespacial, defesa, segurança e integração de sistemas. O Fundo Aeroespacial possui como cotistas a EMBRAER, a Finep, o BNDES e a Desenvolve SP, sendo gerido pelo Portcapital.

Bruno foi também fundador e Diretor Geral do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GRIS-DCC-UFRJ) em 2003 e foi também idealizador e fundador do Centro de Atendimento e Tratamento de Incidentes de Segurança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cenatis-UFRJ) em 2005.

Foi o idealizador de alguns eventos, entre eles: “ENCSIRTs – Encontros de CSIRTs Acadêmicos” (2004), “SegInfo – Workshop de Segurança da Informação” e “Ultra Maratona How To de Software Livre” (2003), sendo atualmente o coordenador dos últimos 2 eventos citados.

Tem especial interesse nas seguintes áreas:

  • Implementação e gerenciamento de CSIRTs
  • Empreendedorismo em Segurança da Informação
  • Empreendedorismo em Software Livre

Siga o Bruno Salgado no twitter: @salgado_bruno


Davidson Rodrigo Boccardo

Davidson Rodrigo Boccardo é Bacharel em Ciência da Computação (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Parte de seu doutorado e do desenvolvimento de sua tese foi na Universidade de Louisiana (UL) nos Estados Unidos onde desenvolveu pesquisas no Laboratório de Investigação de Software, laboratório especializado em análise de malwares. Entre 2010 e 2015 coordenou o projeto “Segurança de Software em Medidores Inteligentes” no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia visando à implantação de técnicas de segurança baseadas em proteção de software, rastreabilidade de software e verificação de integridade para aumentar a confiabilidade desses medidores. Desde 2016, é Diretor do Green Hat Labs do Grupo Clavis Segurança da Informação, laboratório especializado em avaliações de segurança.Na Academia Clavis é instrutor dos cursos de Forense Computacional, Testes de Invasão e Desenvolvimento Seguro. Possui certificações CHFI (Certified Hacker Forensic Investigator), ISO 27001 Lead Implementer e Secure Programming.

Lucila Maria de Souza Bento

Lucila Maria de Souza Bento é doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Mestre em Informática também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Tecnóloga em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Realizou período de pós-doutoramento na área de Algoritmos e Combinatória do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolveu pesquisas em Teoria de Grafos e Proteção de Software. Foi Professora Visitante do Programa de Pós-graduação em Informática – na área de Inteligência Artificial – do Instituto de matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lucila desenvolve pesquisa na área de Algoritmos e Combinatória, com ênfase em Teria de Grafos, e na área de Proteção de Software com enfoque em marca d’água. Possui interesse em algoritmos e estruturas de dados eficientes.


Mariano Sumrell Miranda

MSc. em Engenharia de Sistemas de Computação pela Coppe/UFRJ (1995), Engenheiro Eletrônico pela EE/UFRJ (1983) e Pós-Graduação em Marketing pela ESPM (2009).

É  sócio da Winco desde 2000 onde é atualmente responsável pela área de marketing, tendo participado no desenvolvimento de softwares e em consultoria em redes e segurança.

Foi professor titular a UNIFESO – Centro Universitário Serra dos Órgãos em Teresópolis – RJ de 2003 a 2007, onde foi regente das disciplinas “Sistemas Distribuídos” e “Administração e Gerência de Redes”.

De 1988 a 2000 trabalhou no CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – onde atuou no projeto de e desenvolvimento de Sistema de Computação Paralela de Alto Desempenho e adaptação do Sistema Operacional UNIX para essa plataforma. O desenvolvimento deste projeto foi parte de uma colaboração científica-tecnológica entre o CBPF  e o Fermilab – Fermi National Accelerator Laboratory em Illinois, EUA e ganhou o prêmio “Fermilab Technology Award” concedido pela “Universities Research Association” em 1992. Para participar deste projeto, trabalhou como Cientista Convidado no Fermilab.

De 1983 a 1988 trabalhou na Cetus Informática, primeira empresa de redes de computadores do Brasil onde desenvolveu diversos projetos de software para redes de computadores.

Ministrou cursos avulsos na área de redes e internet em diversas instituições tais como UFRJCEFET/RJ e UniCarioca.


Paulo Sant´anna

Atua há 13 anos na área de TI com foco em infraestrutura, suporte, consultoria, segurança da informação, governança e treinamento em grandes corporações. Possui as certificações Microsoft (MCT, MCTS, MCSE, MCSA, MCP e MTA), Citrix Certified Administrator (CCA), Checkpoint Certified Security Administrator (CCSA), Apple Certificate Associate (ACA), Cobit Foundation 4.1, ITIL Foundation v3 e ISO 27002. Eleito Most Valuable Professional (MVP) pela Microsoft. Autor de artigos em revistas especializadas, livros e e-books.

Atualmente é especialista em Windows/Citrix/VMWare na Embratel, Consultor de TI na Invent IT, Instrutor de cursos oficiais Microsoft, apresentador do SegInfocast e também realiza palestras técnicas. Mantém um blog sobre tecnologia em http://www.paulosantanna.com/

Siga o Paulo Sant´anna no twitter: @paulo_santanna


Rafael Soares Ferreira

Rafael Soares Ferreira é Sócio Diretor Técnico do Grupo Clavis Segurança da Informação. Profissional atuante nas áreas de testes de invasão e auditorias de rede, sistemas e aplicações, e de detecção e resposta a incidentes de segurança. Já prestou serviços e ministrou cursos e palestras sobre segurança da informação para grandes empresas nacionais, internacionais, órgãos públicos e militares, assim como em diversos eventos, entre eles: GTS – Grupo de Trabalho em Segurança de Redes do cgi.br, CNASI – Congresso de Segurança da Informação, Auditoria e Governança TIC, FISL – Fórum Internacional de Software Livre, OWASP Day, Bhack Conference, SegInfo – Workshop de Segurança da Informação, Bsides SP, entre outros. Na Academia Clavis é instrutor dos seguintes cursos: Certified Ethical Hacker (CEH), Teste de Invasão em Redes e Sistemas, Auditoria de Segurança em Aplicações Web, Análise Forense Computacional, Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD, Auditoria de Segurança em Aplicações Web EAD e Análise Forense Computacional EAD. Possui as certificações CEH v8 (Certified Ethical Hacker), ECSA v4 (EC-Council Certified Security Analyst), CHFI v8 (Computer Hacking Forensic Investigator), CompTia Security+, SANS SSP-CNSA (Stay Sharp Program – Computer and Network Security Awareness) e ENSA v4.1 (EC-Council Network Security Administrator).

Tem especial interesse nas seguintes áreas:

  • Análise forense computacional;
  • Detecção e resposta a incidentes de segurança;
  • Testes de invasão e auditorias de rede, sistemas e aplicações.

Siga o Rafael Soares Ferreira no twitter: @rafaelsferreira


Raphael Machado

Raphael Machado graduou-se em Ciência da Computação (2005) pela UFRJ, onde concluiu seu mestrado em Matemática Aplicada (2006) e seu doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ (2010). Foi um dos fundadores do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança da UFRJ e também sócio-diretor da empresa Clavis Segurança da Informação até 2006. Participou de eventos, como palestrante, em diversos países, como Argentina, Chile, Itália, França, Estados Unidos e Tunísia, além de cidades como Campinas, Salvador, João Pessoa e Gramado.

Seus principais temas de interesse são:

  • Teoria da Computação: complexidade de algoritmos, teoria dos grafos e otimização combinatória.
  • Telecomunicações: redes de comunicação sem fio e rádios cognitivos.
  • Software Embarcado: validação de software embarcado em medidores.
  • Proteção de Software: verificação de integridade/autenticidade de software, ofuscação de código, polimorfismo e watermarking.
  • Metrologia Legal: requisitos de segurança da informação para Metrologia Legal.
  • Smart Grids: cyber-segurança e interoperabilidade.

Artigos:


Victor Santos

Victor Santos, profissional de Segurança da Informação há mais de 7 anos, certificado Security+, MCSO, C|EH, ITIL, COBIT e Auditor Líder 27001. Possui larga experiência na prospeção e implantação de projetos de segurança da informação em empresas públicas e privadas. Foi Sócio-Diretor da Clavis Segurança da Informação e Analista de Segurança Sênior da Nova Prestech.net. Ministrou treinamentos e palestras relacionadas a Segurança da Informação em diversos eventos, entre eles: GTS – Grupo de Trabalho de Segurança de Redes, Workshop de Segurança da Informação – SegInfo, EnCSIRTs – Encontro de CSIRTs Acadêmicos, LatinoWare, Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro, FLISOL, Ultra Maratona How To de Software Livre, entre outros. Na academia Clavis é instrutor dos seguintes cursos: Fortalecimento (Hardening) de Servidores Unix/Linux,Proteção de Perímetro de Redes com Software Livre, Proteção de Perímetro – Sistemas de Monitoramento e Proteção de PerímetroSistemas de Detecção e Prevenção de Intrusão.

Tem especial interesse nas seguintes áreas:

  • Gestão de Segurança da Informação;
  • Análise e Avaliação de Risco;
  • Detecção e resposta a incidentes de segurança.

Siga o Victor Santos no twitter: @Victor_Batista


Yuri Diogenes

MBA pela FGV, atualmente cursando o Mestrado em CyberSecurity Intelligence e Investigação Forensics pela UTICA College nos Estados Unidos (previsão de conclusão Agosto de 2014), trabalha com tecnologia da informação desde 1994 e é certificado Microsoft desde 1997. Iniciou sua carreira com o DOS 5.0, Windows 3.1 e Novell 3. Na área de tecnologia da informação já atuou como instrutor de cursos oficiais Microsoft (mantém o MCT até os dias de hoje), como Analista de Redes e Gerente de Projetos. Na área acadêmica atuou como Professor do curso de Redes de Computadores da Faculdade Grande Fortaleza (FGF) no ano de 2003 antes da sua mudança para os Estados Unidos. Nos EUA atuou como Analista de Redes para Dell Computers em Round Rock/Texas. Obteve a certificação CompTia Security+ em 2005. Atualmente trabalha como Escritor Senior do time de Windows Server and Cloud Division, onde escreve sobre soluções de computação na nuvem usando o Windows Server 2012. Antes de ingressar neste time, Yuri também trabalhou na Microsoft com: escritor sênior do time de Segurança do Windows, Engenheiro Sênior de Segurança de Escalação para produtos da linha Forefront Edge para o mercado americano e também escalações vindas de outros países. Yuri Diogenes é autor de livros da Microsoft Press e Syngress. Já ministrou palestras no TechEd Brasil, TechEd Europa, TechEd North America e em eventos internos da Microsoft como o TechReady (2009/2010 e 2011). Yuri atualmente possui as certificações CompTIA Security+, CompTIA Cloud Essentials Certified, CompTIA Cloud+, CASP, CompTIA Network+, Microsoft MCITP, MCTS, MCSA/MCSE+Security, MCSE+Internet, MCSA/MCSE+Messaging, ISC2 CISSP, EC|CEH, EC|CSA e é membro da ISSA North Texas. Atualmente Yuri também escreve para o seu blog em inglês http://blogs.technet.com/yuridiogenes e para o seu blog em Portuguêshttp://yuridiogenes.wordpress.com. Em abril de 2011 Yuri lançou o Livro sobre Security+ (www.securityplusbr.org) onde foi co-autor. Yuri é membro do ISSA Capítulo Fort Worth/Texas e já escreveu diversos artigos para o ISSA Journal. Yuri também é membro da CSA BR e CSA North Texas. Na Academia Clavis é instrutor dos cursos Curso Oficial CompTIA Security+ e Curso Oficial CompTIA Cloud Essentials.

Siga o Yuri Diogenes no twitter: @yuridiogenes.