O repórter do SegInfo entrevistou Mariano Sumrell Miranda, um dos palestrantes do V SegInfo, que acontecerá do dia 3 ao dia 13 de novembro de 2010 na cidade do Rio de Janeiro. A palestra de Mariano terá o tema “Mídia Social e Segurança“, e acontecerá das 15:10h às 16:00 do dia 3 de novembro de 2010 no Auditório Vera Janacopulos da Reitoria da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Leia abaixo a entrevista:
Repórter SegInfo: Prezado Mariano, novamente gostaríamos de agradecer o aceite de participação na quinta edição SegInfo – Workshop de Segurança da Informação.
Mariano: É um prazer estar mais uma vez no Workshop SegInfo. É uma iniciativa muito importante, pois segurança, mais do que de ferramentas, depende de conhecimento sobre as ameaças e como se proteger delas.
Repórter SegInfo: Qual serão seus principais objetivos com vossa apresentação?
Mariano: O uso de mídias sociais tanto por pessoas como por empresas tem crescido nos últimos anos em taxas impressionantes. Junto com novas possibilidades de comunicação e interação com pessoas próximas e distantes, conhecidas e desconhecidas, infelizmente temos também novas ameaças. É muito importante discutir essas novas ameaças para entendermos os riscos e como evitá-los, ou pelo menos minimizá-los.
Repórter SegInfo: Quais foram as principais falhas de segurança em 2010 relacionadas à mídias sociais?
Mariano: Foram muitas, e continuam surgindo novas a cada dia. Mas temos exemplos de ameaças nas principais redes sociais, como no Twitter, no Orkut e no Facebook.
Repórter SegInfo: Quais são os principais vetores de risco em mídias sociais? E estes principais vetores, são técnicos ou humanos?
Mariano: Os principais vetores são os links maliciosos. Esta questão envolve aspectos técnicos de como espalhar estes links nas redes sociais, mas envolvem também aspectos de engenharia social para induzir as pessoas a clicarem nos links.
Reporter SegInfo: Comente a frase: “Quem clica seus males multiplica”
Mariano: Infelizmente, esta frase é cada dia mais verdadeira.
Repórter SegInfo: Quais suas expectativas para o evento?
Mariano: Esperamos mais uma vez um conjunto de palestras e atividades de alto nível técnico, com informações relevantes para o público. Com certeza será uma valiosa contribuição para as pessoas preocupadas com segurança de TI.
Repórter SegInfo: Muito obrigado Mariano, e até o evento! 🙂