Riscos de segurança para pequenas empresas, e como combatê-los

Empresas pequenas correm os mesmos riscos de segurança da informação do que empresas grandes. Seguem algumas dicas que empresas pequenas deveriam considerar:

Empresas de pequeno porte são alvo de usuários maliciosos por uma simples questão: dinheiro. Muitas empresas pequenas escolhem usar ferramentas baratas e simples de usar, como antivírus desktop convencionais, sem se familiarizar com todos os riscos.

Como o malware chega até a sua companhia? De diferentes maneiras. Email e spam, ferramentas de mensagem instantânea, redes sociais, empregados usando seus próprios notebooks, pendrives e redes sem fio. A solução, além de ferramentas de segurança, é investir em treinamento.

Se pudéssemos dizer apenas 3 passos para considerar na segurança de dados empresariais, estes seriam, na ordem: 1. Treinamento de pessoal; 2. Backups regulares; e 3. Mudar senhas regularmente.

Outras coisas a se considerar: ter certeza de que os programas utilizados, bem como o sistema operacional estão com as últimas atualizações de segurança instaladas; utilizar uma solução de segurança na sua rede; instalar um firewall na ponta da rede; e antivírus no servidor de email e arquivos, caso eles sejam utilizados em sua empresa.

Veja mais detalhes em: AVG | Business Security Blog | Protect Your Business.