As diferenças entre o IronBee e o ModSecurity

Um firewall de aplicações web (Web Application Firewall, WAF) é um appliance, um plugin para servidor, ou um filtro de software que aplica uma série de regras para uma comunicação HTTP. Geralmente, essas regras são utilizadas para evitar ataques do tipo XSS e SQL injection, embora muitos outros tipos de ataque possam ser identificados e evitados através de um WAF.

O ModSecurity é um software livre específico para o servidor web Apache e tem sido o padrão entre os WAF livres até então. No entanto, no último mês, a Qualys anunciou o IronBee – um novo firewall de aplicações web de código aberto.

Duas das principais diferenças do IronBee são:

Foco na comunidade. O IronBee utiliza uma licença livre não-viral – a Apache Software License v2, enquanto o ModSecurity utiliza a GPLv2. Além disso, ele adota uma abordagem transparente – orientada pela comunidade – para o gerenciamento e desenvolvimento do projeto. O IronBee também foi projetado para ser altamente modular, o que implica a não-necessidade de conhecer toda a arquitetura do projeto para poder contribuir.

Abstração na entrada de dados e modelo de interação. O IronBee foi desenvolvido como um framework desde o início, com foco na portabilidade entre os servidores web e a variedade de implantação (embarcado, em proxy, passivo, em lote etc).

Mais informações no site oficial do IronBee e no interessante artigo do Net-Security.org.

Via: IronBee versus ModSecurity