Resultados da 3a edição do projeto War Driving Day divulgados

http://www.wardrivingday.org

Foram divulgados pela imprensa os resultados do projeto de segurança da informação em redes sem fio War Driving Day, cuja 3a edição foi realizada novamente no centro do Rio de Janeiro, tornando possível uma comparação com os resultados do ano anterior para mostrar se as empresas da região tomaram medidas que aprimorassem a segurança de suas redes sem fio.

Nesta edição também foi realizada uma varredura na Rua Visconde de Pirajá, famosa rua de Ipanema, bairro localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática e executado em parceria pelas empresas Clavis e Green Hat Segurança da Informação, o War Driving Day tem como objetivo do projeto educar e alertar sobre a importância da área de segurança da informação, especialmente em seu aspecto técnico.

jornal O Globo fez uma matéria analisando esses resultados, e confirmou uma melhoria na segurança das redes ao longo da Avenida Rio Branco, onde foram realizadas as detecções de redes do projeto.

O índice de redes sem nenhum protocolo de segurança para autenticação dos usuários (redes abertas) foi de 39%. Este índice, em 2010, era de 50%. Entre as redes protegidas, houve um aumento também no uso do protocolo WPA/WPA2, em detrimento do uso do protocolo WEP, considerado inseguro e obsoleto.

Já o telejornal Globo News, no horário das 10, fez a cobertura de todo o processo usado pelo War Driving Day, na captura e análise das redes wireless. Bruno Salgado, um dos organizadores do projeto, deu uma entrevista sobre a importância dessas análises e também da proteção individual que cada usuário deve fazer para diminuição dos riscos ao navegar na grande rede, principalmente quando conectado a uma rede sem fio. Confira abaixo o vídeo da entrevista dada ao vivo para o Jornal das 10 da Globo News:


Projeto War Driving Day – Segurança da Informação – educar e alertar sobre a segurança da informação em redes sem fio from Clavis Segurança da Informaçã on Vimeo.

Resumo dos Resultados obtidos:

– Houve um aumento considerável na utilização de protocolos mais seguros, tal como o WPA2. Em 2010, o protocolo era usado por 42% das redes, e agora 55%.

– Houve uma redução no uso de protocolos inseguros, como o WEP, cuja utilização passou de 8% para 6%.

– Embora o número de redes abertas no Centro do Rio ainda seja considerado alto, houve uma forte redução, de 50% para 39%.

– O aumento das redes usando um protocolo seguro demonstra que parte dos responsáveis optaram por não mais deixar suas redes abertas. No entanto, com a redução do número de redes com protocolo inseguro (WEP) em relação ao ano passado, podemos detectar que a maioria absoluta que optou por fechar a rede escolheu um protocolo seguro (como o WPA2).

– Houve uma redução percentual e bruta no uso de protocolos inseguros, o que pode ser um sinal de maior consciência no que tange segurança da informação em redes sem fio.

– Lembrando que nenhuma atividade intrusiva fora realizada, e que a força de um protocolo seguro está intimamente ligada a força da senha utilizada para acesso a rede sem fio, assim como da senha da interface administrativa do roteador.

Para maiores informações sobre o War Driving Day, visite o site oficial do projeto, link abaixo.