Duzentos e cinquenta mil infectados com o vírus DNSChanger podem ficar sem internet nesta segunda-feira – verifique se você está infectado

Nesta segunda-feira (09/07/2012), aproximadamente duzentos e cinquenta mil máquinas infectadas pelo vírus DNSChanger podem ficar sem acesso à Internet. O vírus altera os servidores de DNS (Domain Name Server), o que faz com que usuários maliciosos possam alterar os sites que o usuário visita. Por exemplo, se o usuário estiver infectado e acessar um site qualquer (por exemplo, google.com.br) o DNS alterado pode exibir um site bastante parecido com o Google (visualmente idêntico) mas que captura as senhas do usuário. De qualquer forma, o FBI conseguiu localizar os servidores DNS utilizados pelo vírus DNSChanger, e irão desligá-los – o problema é que esses 250.000 usuários podem ficar sem acesso a internet, uma vez que não tem outro servidor DNS configurado.

Para descobrir se você está infectado por este vírus, visite o site dns-ok.us. Se você ver um fundo verde, está tudo certo, porém se ver um fundo vermelho, está infectado. Altere suas configurações DNS ou procure um profissional que possa lhe auxiliar.

Veja mais detalhes em Protect Your Machine From Losing Internet Connectivity Due to DNSChanger Virus | Mozilla Security Blog.