Um levantamento feito pela Corero Network Security sobre segurança na internet, que contou com a participação de 100 empresas, revelou que apesar de todo o potencial de um ataque de negação de serviço e suas consequências, empresas estão falhando em aplicar defesas ou planos para reduzir (ou mitigar) os impactos de um ataque de DDoS em sua organização.
Mais da metade das empresas que realizaram o levantamento não possuem tecnologia de defesa DDoS adequada e 44% dos que disseram não ter planos formais para respostas desse tipo de ataque. Os resultados revelaram que mais da metade das empresas carecem de um plano formal para respostas a ataques de DDoS. Também há uma falta de planejamento em múltiplos níveis: cerca de uma em cada três empresas não tinham qualquer ideia clara do seu volume normal de tráfego da rede, tornando-o mais difícil de discernir entre picos de tráfego de rotina ou altos volumes de tráfego que poderiam sinalizar um ataque de DDoS.
“Com o aumento de ataques maliciosos de cibercriminosos em organizações, hacktivistas ideológicos, nações e até mesmo concorrentes, num final previsível usarão ataques DDoS como um método comum de interrupção”, afirmou Ashley Stephenson, CEO da Corero. “É preocupante ver a falta de preparo de algumas organizações a um tipo de ataque que tem o potencial de causar significativas perdas na receita e danos à marca.”, concluiu Stephenson.
Fonte: Corero Network Security