Software livre de encriptação para defesa contra vigilância de emails

A Free Software Foundation (FSF), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo defender e promover o uso de software livre, divulgou um artigo onde ensina como usuários podem proteger suas comunicações por email contra vigilância, inclusive de agências governamentais de espionagem. Segundo a FSF, a ferramenta apresentada é livre, o que proporciona maior segurança e trata-se da mesma utilizada por Edward Snowden para compartilhar os segredos sobre a NSA.

Para instalar a ferramenta, é necessário que se utilize um programa para acessar o email, no qual será instalado o plugin Enigmail. No entanto, usuários MAC e Windows precisam instalar o software GPGTools, o qual é nativo da plataforma GNU/Linux. Feito isso, uma vez que o sistema de criptografia utilizado é assimétrico, é necessário criar um par de senhas: uma pública e outra privada.

Enquanto a senha pública deve ser compartilhada no servidor especifico do programa, para que outros usuários possam entrar em contato, a senha privada deve ser guardada com cuidado. Aconselha-se a criação de uma senha forte e que apenas o usuário conheça a própria senha, garantindo assim que apenas ele possa decodificar e ler os emails que recebe.

No artigo, os processos de instalação e configuração estão detalhados, alem de informações e dicas sobre utilização. Aconselha-se que o usuário faça sempre o uso da ferramenta de encriptação, pois assim levantaria menor suspeita, além de dificultar o trabalho das agências de vigilância e facilitar o aprendizado do uso correto. Vale ressaltar que o uso incorreto da ferramenta, viabiliza o acesso indevido ao conteúdo dos emails.

Maiores informações através do link.