Brasileiros lançam livro sobre falha universal dos antivírus

pesquisaQuatro pesquisadores brasileiros testaram sistemas de antivírus produzidos por cerca 150 fabricantes e descobriram um dado preocupante: todos eles têm uma vulnerabilidade conceitual. O assunto é detalhado no livro “Apoc@lypse: The end of antivírus”, que será lançado durante o evento de segurança it-sa Brasil.

O grupo conduziu testes injetando códigos no sistema e descobriu que todas as ferramentas avaliadas apresentaram falha na “assinatura”. A descoberta estampada nas páginas do livro talvez desperte interesse de fabricantes de segurança para ajustar suas ferramentas, especialmente nos alicerces desses programas para descobrir pontos de falhas. O autor, contudo, não explicita se a vulnerabilidade está sendo explorada ou não por pessoas mal intencionadas.

Rogério Winter – Tenente Coronel do Exército Brasileiro e um dos autores – assina a coautoria do livro ao lado de Rodrigo Ruiz, especialista que descobriu a vulnerabilidade Apoc@lypse e como utilizar uma “bactéria digital” para transportar e inocular o DNA de vírus em sistemas computacionais.

Acesse a notícia completa no link.