Rodrigo Montoro é exclusividade brasileira em evento do SANS Institute

DFIR

Em junho deste ano o SANS Institute irá realizar na cidade de Austin, Texas o DFIR Summit, evento ligado aos temas da computação forense e resposta a incidentes e que contempla, além das tradicionais palestras, diversos treinamentos específicos como os de computação forense para diversas plataformas (de smartphones a Macs) e a DFIR Netwars, competição em que equipes lutam para desvendar cenas de crime especialmente elaboradas pelos instrutores do instituto.

Nesse ano a grade contará com uma palestra de Rodrigo Montoro, pesquisador que há algum tempo se tornou um dos poucos especialistas em ELK, tecnologia pioneira de big data que é usada para diversas finalidades, mas que recentemente se tornou uma das grandes promessas na solução de problemas da gestão de logs.

A solução alia a eficiência na filtragem de logs feita pelo Logstash a um poderoso banco de dados que faz o armazenamento e consulta de maneira muito mais inteligente – o Elasticsearch – e ao Kibana, consagrada interface que exibe as informações de maneira intuitiva.

Mais informações sobre a agenda de atividades do DFIR Summit estão disponíveis no site do evento. Caso tenha interesse em saber mais sobre ELK e sobre a pesquisa que Rodrigo Montoro vem desenvolvendo, confira os conteúdos abaixo:

Foto: SANS DFIR.