Crise fiscal ameaça Segurança Cibernética (Via O Globo)

Crise Fiscal Afeta Segurança Digital

Uma matéria do jornal O Globo publicada no último dia  26, alerta para os potenciais riscos à segurança da informação causados por dívidas do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Segundo o jornal as dívidas com fornecedores, que chegam a R$ 225 mi, poderiam afetar inclusive o processamento do Imposto de Renda deste ano.

Entre os fornecedores que estão com pagamentos em atraso estão a IBM e a Oracle. A primeira, cujos equipamentos executam todos os grandes sistemas do governo (inclusive o Siafi- Sistema Integrado de Administração Financeira – onde é registrada a execução orçamentária e financeira) já teria pedido em janeiro que o governo pagasse R$ 36 mi para “reduzir a dívida a patamares aceitáveis”. Fontes do Serpro dizem que os mainframes da IBM já estariam operando perto da capacidade máxima e pelo menos uma das máquinas já estaria parada por falta de suporte.

Um advogado especialista em segurança da informação ouvido pelo jornal avalia que medidas judiciais capazes de garantir ao menos a atualização e o suporte aos equipamentos estariam dificultadas pelo fato de existirem faturas vencidas há quase um ano: “A Justiça costuma dar prazo para a manutenção de serviços essenciais, mas um ano de atraso é muita coisa”, afirmou.

Em comunicado, o Serpro afirma “reconhecer a importância dos seus fornecedores” mas lembra que “possui profissionais competentes que garantem a segurança de todos os ambientes tecnológicos”. Também “garante a continua prestação de serviços”.

Mais informações em http://oglobo.globo.com/economia/crise-fiscal-ameaca-seguranca-cibernetica-18958332.