Serviço gratuito de DNS agora tem servidor no Brasil

O serviço gratuito da Cisco, OpenDNS, agora possui servidores no Brasil, e com isso, reduzindo significativamente a latência na resolução de domínios.
Essa é uma excelente opção para o usuário brasileiros, pois a empresa inaugurou primeiro servidor do OpenDNS na América do Sul e com isso, os internautas do país deixaram de ser direcionados para servidores localizados em Miami, os mais próximos daqui até então. De acordo com o Tecnoblog, o datacenter da Equinix  ficará em Santana de Parnaíba (SP),

 Para que serve o DNS?

O DNS realiza a conversão de um endereço URL para um código IP. Caso haja instabilidade ou demora no sistema de tradução, a entrada em um website ficará mais lenta. Já se o servidor estiver offline, o acesso à internet ficará difícil, até mesmo se a conexão permanecer sem qualquer problema.

Nos testes realizado pelo Tecnoblog, o ping diminuiu bastante: até Miami, a latência em uma conexão da Vivo em São Paulo (SP) girava em torno de 130 a 140 milissegundos; com os servidores nacionais, o tempo caiu para 3 ms.

Vale a pena ressaltar que os IP dos servidores do OpenDNS continuam os mesmos: 208.67.222.222 e 208.67.220.220.