Clavis audita e garante a segurança de eleição para defensor-geral do Amazonas

Na sexta-feira, 01 de dezembro de 2023, ocorreu a votação para eleger o próximo defensor-geral do Estado do Amazonas.

A eleição para a Defensoria-Geral ocorreu na sexta-feira (01/12/23) em todo o Amazonas, de 8h às 17h, de forma presencial e on-line e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas afirmou: “O pleito transcorreu conforme o planejado, com segurança e transparência e durante a eleição, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) desenvolveu um sistema próprio de computação de votos (“Eleições DPE-AM”) que foi acompanhado, inclusive, pela empresa Clavis Segurança da Informação, especializada em cibersegurança e uma das maiores no seguimento da América Latina.”

A Clavis, entre suas principais atribuições, foi responsável por auditar e certificar a segurança, autenticidade, integridade e transparência do pleito. O defensor público Rafael Barbosa conquistou a maioria dos votos na eleição, obtendo 58% da preferência entre defensoras e defensores que participaram do pleito.

Nesta eleição, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) desenvolveu um sistema próprio de computação de votos (“Eleições DPE-AM”), acompanhado pela Clavis Segurança da Informação, especializada em cibersegurança e uma das maiores no segmento da América Latina.

Entre as principais atribuições, a Clavis foi responsável por auditar e certificar a segurança, autenticidade, integridade e transparência do pleito. Realizou-se uma análise completa do ambiente e do sistema de votação utilizado, incluindo uma análise integral do código de aplicação e da infraestrutura do local.

Monitoramento completo 24/7 foi implementado para garantir o bom andamento da votação. A contratação da Clavis deu-se considerando a prontidão e especialização na prestação desses serviços. A urgência do caso exigiu uma equipe especializada, pronta para implementar os serviços, e a equipe técnica da Clavis possui a especialidade e ferramentas de ponta para responder a qualquer tipo de incidente.

Foram realizadas análises e avaliações abrangentes sobre o sistema de votação, incluindo a análise de código da aplicação, vulnerabilidades no ambiente como um todo e até mesmo na infraestrutura. Testes de invasão foram conduzidos, visando identificar e corrigir potenciais vulnerabilidades que pudessem comprometer a integridade e confiabilidade do processo eleitoral.

Durante o evento, foi realizado um monitoramento completo 24/7 para garantir o sucesso do pleito. A contratação direta, sem divulgação, foi feita considerando que somente a Clavis era capaz de prestar esse serviço em um curto período de tempo.