wdd1_p1 wdd1_p2 wdd1_p3
wdd1_p4 wdd1_p6 wdd1_p5

O projeto War Driving Day, visa educar e alertar sobre a segurança da informação em redes sem fio. O projeto pretende realizar semestralmente o mapeamento de redes sem fio de famosas ruas de uma grande cidade, divulgando todas as estatísticas e informações relacionadas.

A primeira edição do projeto, lançado e executado em conjunto com o DISI (Dia Internacional de Segurança em Informática), foi executada no dia de 30 de novembro de 2010.

wdd1_rc6 wdd1_rc5 wdd1_rc3
wdd1_rc4 wdd1_rc2 wdd1_rc1

A ação, promovida pelo SEPRORJ, Clavis Segurança da Informação e Green Hat , também contou o apoio doBlog SegInfo. O objetivo do projeto é realizar um estudo a respeito da segurança das redes sem-fio encontradas ao longo de movimentadas avenidas e, nesta primeira edição, foi escolhida a Avenida Rio Branco, centro empresarial da cidade do Rio de Janeiro. Utilizando um carro com duas antenas de alta potência, com capacidade de detectar redes sem fio a alturas de mais 20 andares, foram coletados dados quantitativos de redes e protocolos utilizados.

wdd1_f1 wdd1_f2 wdd1_f3

O resultado apresentou um grande número de redes vulneráveis. Em um período de pouco mais de 3 horas, encontramos 3.670 redes sem-fio, das quais 1.836 (50,04%) encontram-se sem qualquer protocolo de segurança e 282 (7,68%) usam o protocolo WEP, que é extremamente vulnerável e inseguro. Por outro lado, 1.552 redes (42,28% do total) utilizam a proteção WPA, que é o protocolo recomendado e que deve ser acompanhado de boas práticas para criação da senha a ser utilizada.

wdd1-graph

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s