A sexta edição do SegInfo – Workshop de Segurança da Informação – foi realizada entre os dias 12 e 19 de novembro de 2011 e ocorreu no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio Aconteceram 3 atividades distintas no evento: Palestras, War Games e Treinamentos. Veja abaixo com detalhes como foi cada atividade.

palestrasE as palestras, como foram?

O evento foi dividido em 2 dias de palestras, realizadas por renomados profissionais e pesquisadores da área de Segurança da Informação, totalizando um número de 16 palestras. Paralelamente, tivemos a competição hacker WarGames, onde os participantes disputavam prêmios como um notebook e um netbook. Confira mais detalhes do evento e a relação das palestras clicando aqui.

Na semana seguinte, foram realizados ainda os treinamentos da Clavis. Foram realizadas 40 horas de curso com o Teste de Invasão em Redes e Sistemas.

Fotos Workshop SegInfo 2011Fotos Workshop SegInfo 2011Fotos Workshop SegInfo 2011
Fotos Workshop SegInfo 2011Fotos Workshop SegInfo 2011Fotos Workshop SegInfo 2011

Segue também a relação dos palestrantes e suas palestras, com link direto para elas:

1º dia (Sábado – 12/08):

2º dia (Domingo – 13/08):

E os War Games, como foram?

O @RioInfo e a final do WarGames @Seginfo:

Durante o evento Rio Info 2011 aconteceu a grande final do Wargames SegInfo. A competição hacker teve sua primeira etapa no dia 13 de agosto durante o evento Workshop SegInfo 2011. A meta é conscientizar as empresas da área de que é preciso aperfeiçoar as medidas de segurança: “Hoje, uma das melhores formas de preparar equipes em TI é fazer simulações de situações reais de ataques e defesas de sistemas”, destacou Bruno Salgado, coordenador executivo do Wargames.

Os 5 finalistas (4 vencedores da primeira etapa do Wargames, presencial + 1 vencedor da etapa online pela Academia @ClavisSecurity) participaram de 2 jogos simultâneos que contemplaram atividades de análise forense de rede e técnicas de invasão.

No jogo sobre análise forense os participantes receberam um arquivo com tráfego de rede capturado e um enredo sobre um incidente acontecido. Eles tinham que ser capazes de responder as perguntas feitas através da análise deste arquivo. Já no jogo de técnicas de invasão, foram disponibilizadas 4 máquinas vulneráveis (com sistemas Windows, Linux e BSD) onde os alunos deveriam explorar tais vulnerabilidades simulando um teste de invasão. Os critérios para avaliação contemplavam a quantidade de sessões obtidas e a qualidade da documentação.

O vencedor do Wargames recebeu na cerimônia oficial o trófeu do evento Rio Info, que foi entregue pelos organizadores do evento:

021-e1318287370731Da esquerda para direita:

  • Paulo Cesar Coelho (Executivo de contas da Itautec)
  • Rafael Henrique Rodrigues Moreira (Coordenador-geral de software e serviços de TI da Secretaria de Política de Informática do MCTI)
  • Benito Paret (Coordenador-geral do Rio Info)
  • Charbel Zaib (Subsecretário de Formação e Qualificação Profissional da Secretaria do Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro)
  • Arthur Pereira Nunes (Representante da FINEP)

Além disso recebeu também os prêmios da competição: um notebook Dell e ainda um netbook Itautec. Os outros participantes também levaram prêmios, sendo um netbook para o 2º lugar, HD externo de 500GBpara o terceiro colocado, roteador wireless LinkSys para 4ª colocação e um pen-drive de 32GB para o quinto finalista.

Foto com 4 dos vencedores premiados:

wargames-participantes-2011

Mais fotos sobre o WarGames podem ser vistas aqui.

Pesquisa de avaliação do evento
Os participantes do evento, entre profissinais de SI e profissionais TI em geral, além de advogados, estudantes e entusiastas, avaliaram o Workshop SegInfo após o término do mesmo.
média final da avaliação ficou com nota maior que 9.0, demonstrando a satisfação do público com o VI Workshop SegInfo. Foram feitas perguntas para avaliar cada item relacionado à organização e realização do evento, confira as notas individuais:
Perguntas Avaliação
Como foi a organização do VI Workshop SegInfo com um todo? 9,04
Qual sua avaliação para o local do evento? 9,52
Como foi o atendimento da equipe de organização VI SegInfo? 9,64
Como foi o processo de credenciamento no que tange velocidade, atendimento, simpatia e organização? 9,72
Qual a sua avaliação para o Kit SegInfo entregue? 8,2
Qual a sua avaliação para o preço do investimento para participação do Workshop SegInfo deste ano? 8,4
Qual a sua avaliação para o Brunch oferecido aos participantes do Workshop SegInfo desta ano? 9,12
Qual a sua avaliação para o coffee-break da tarde oferecido aos participantes do Workshop SegInfo desta ano? 9,04
Faça uma avaliação geral de todas as palestras que você assistiu do VI Workshop de Segurança da Informação – SegInfo? 8,89
Média 9,06
53 pessoas preencheram essa avaliação.

Além disso, quando perguntados se teriam interesse em participar da próxima edição do evento (ou seja, o VII Workshop SegInfo, que acontecerá no início de agosto de 2012 também no Rio de Janeiro), 100% dos entrevistados responderam positivamente. Nos vemos lá! 😉

Comissão Organizadora:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s