Novo perfil de usuário do Facebook e seu impacto na privacidade

O Facebook anunciou ontem (06/12) sua nova página de perfil, projetada para que os usuários compartilhem suas experiências e descubram interesses em comum. De acordo com o blog do Facebook, a nova funcionalidade encoraja usuários a “Dar uma ideia mais completa de como você gasta seu tempo, incluindo projetos no trabalho, as classes que você assiste e outras atividades que você gosta (como escalada ou leitura).. Você pode até mesmo incluir amigos que compartilham essas experiências”.

Os usuários devem refletir sobre quanta informação eles estão dispostos a compartilhar usando o novo serviço. Informação sobre sua rotina e estilo de vida pode ser usada por ladrões, scammers e fraudantes. Muitos usuários do Facebook viram “amigos” de completos estranhos, então recomenda-se que eles revisem as configurações do Facebook, tendo certeza de que só estão compartilhando informações com as pessoas que eles conhecem e confiam e pensar cuidadosamente em quanta informação pessoal eles querem deixar pública.

O novo perfil do Facebook, anunciado ontem, será ativado gradativamente para os 500 milhões de usuários da plataforma ao longo dos próximos meses. Leia mais em How new Facebook user profiles impact privacy.