Teste revela a eficácia de 6 antivírus gratuitos no cenário brasileiro

Será que antivírus gratuitos protegem mesmo o computador? Para tirar a dúvida, especialistas da Clavis Segurança da Informação, atendendo ao pedido do jornalista André Machado do Jornal O Globo, fizeram um teste com 6 antivírus gratuitos: os 4 mais populares: AVG, Avira, Avast! e PC Tools, o antivírus da Microsoft, Security Essentials, e o Panda Cloud, primeiro antivírus a utilizar computação em nuvem.

O teste contou com duas análises, uma de assinatura de vírus (detecção de vírus conhecidos) e a outra de heurística estática (detecção de vírus desconhecidos). O projeto foi executado em parceria com o CAIS – Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP – que forneceu uma base de malwares contendo 3.269 ameaças, todas coletadas durante o mês de janeiro. Os antivírus foram transferidos dos sites dos fabricantes no dia 2 de fevereiro.

Nenhum dos antivírus atingiu a marca de 80%: em primeiro lugar ficou o Avira, com 78% – 2549 ameaças detectadas. O AVG ficou num segundo lugar bem próximo, com 75% – 2.446 malwares detectados. Panda Cloud e Avast! ficaram num terceiro e quarto lugares apertados, respectivamente com 70,6% (2.309) e 69,8% (2.282). Em penúltimo lugar ficou o PC Tools, com 64,7% – 2.116, e por último o Microsoft Security Essentials, que detectou apenas 437 malwares – 13,4% do total. Vale frisar que os testes tiveram foco em malwares circulantes na rede de computadores brasileira – e os dados oriundos deste teste são uma importante reflexão para o cenário de malware brasileiro.

Veja mais detalhes em Teste revela falhas em programas antivírus gratuitos – O Globo Online.