Ferramentas de segurança gratuitas para internet – Flagfox

Criminosos têm se tornado profissionais em criar sites falsos que parecem muito com os reais – isso acontece com o Facebook, Orkut, sites de banco, dentre muitos outros. Mas o que eles não podem esconder – ao menos não facilmente – é a localidade do servidor onde o site está hospedado. Portanto, se o servidor do “Facebook” que você está acessando estiver localizado, digamos, no Vaticano, é bom desconfiar.

E como obter essa informação de maneira simples? A resposta é Flagfox – uma extensão simples para o Firefox que apresenta uma notificação não-intrusiva na barra de endereços indicando, através de sua bandeira, em que país o site atual está localizado. Clicando na bandeira, uma nova aba será aberta com informações geográficas detalhadas sobre o servidor em questão.

Para melhorar, o Flagfox conta com outras funcionalidades. Clicando com o botão direito na bandeira, você tem acesso rápido a diversos serviços, como: WhoIs, Alexa e SiteAdvisor, que podem ajudar a identificar se o site se trata realmente de uma fraude.

O Flagfox é constantemente atualizado e está disponível para o Firefox 3.6 ou superior, diretamente no site de add-ons da Mozilla.

Via: Free Internet Security Tools, Lightweight PDF Reader