Artigo “Ciberguerra, Inteligência Cibernética e Segurança Virtual”, na ABIN – via @EmersonWendt

Polícia FederalO delegado da Polícia Civil do RS e professor de Inteligência Policial e Crimes Cibernéticos, Emerson Wendt (@EmersonWendt no twitter), publicou um artigo na revista da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

O artigo disserta sobre os problemas atuais de ataques a instituições, privadas ou governamentais, via internet, e discute o conceito do que seria uma “Inteligência Cibernética“. Segue um resumo do próprio autor:

A Internet trouxe melhorias na comunicação e na interação social jamais imagináveis. Com esse advento, também vieram as situações incidentes, de vulnerabilidades de segurança e exploração de suas falhas. Grande parte dos serviços essenciais estão disponíveis graças às redes de computadores, interligados e gerenciados remotamente. A vulnerabilidade desses serviços frente à insegurança virtual é uma preocupação, somente combatida com ações proativas e de controle/monitoramento por meio de análise de Inteligência. Insere-se aí um novo conceito, de Inteligência cibernética, com o objetivo de subsidiar decisões governamentais ou não nas ações preventivas de segurança no mundo virtual e de repressão aos delitos ocorridos.

O artigo completo, em PDF, pode ser acessado aqui.

Via: @EmersonWendt