War Driving Day – 2ª edição realizada em Macaé, RJ

http://www.wardrivingday.org

No dia 23 de agosto ocorreu a 2ª edição do evento War Driving Day, na cidade de Macaé – RJ.
O War Driving Day é um projeto promovido pelo SEPRORJ e realizado pelas empresas Clavis e Green Hat Segurança da Informação, e busca educar e alertar sobre a importância da segurança da informação, analisando redes sem fio e suas proteções (ou falta delas) em grandes centros urbanos e comerciais. A escolha de lugares com esse perfil serve justamente para demonstrar que as várias empresas situadas na região, ao usarem redes sem fio desprotegidas ou inseguras, estão correndo grandes riscos. Nessa 2ª edição, em Macaé-RJ, o mapeamento das redes aconteceu nas Avenidas Rui Barbosa e Prefeito Aristeu Ferreira da Silva.
Seguem alguns números da campanha:
  • Foram 2 horas de coleta de dados.
  • Foram indentificadas 1864 redes sem fio.
  • 499 redes eram redes abertas: 27%.
  • 229 utilizavam protocolo inseguro: 12%.
As empresas participantes do evento se comprometem a não coletar nenhum dado a mais que o necessário para a verificação do uso de protocolos na segurança da rede sem fio, respeitando assim a privacidade das empresas e instituições ao redor do local. Para demonstrar essa preocupação, além de um auditor externo, a execução do projeto foi acompanhada por uma equipe local de tele-jornalismo, a Inter TV, afiliada da Rede Globo de Televisão. Confira matéria da mesma sobre o projeto:
A cidade ainda recebeu 2 palestras gratuitas de Segurança da Informação, com o consultor Rafael Ferreira e com Luis Serpa, perito criminal da polícia federal.
Confira mais detalhes no site oficial do projeto: www.wardrivingday.org As fotos também estão disponíveis no perfil da Clavis no facebook.