Novidade no Blog SegInfo: enigmas e desafios práticos de Segurança da Informação!

No dia 13 de agosto de 2011, em paralelo às palestras do evento Workshop SegInfo de Segurança da Informação, aconteceu a primeira classificatória da segunda edição do War Games SegInfo. Foram classificados 4 participantes nessa etapa. Outro participante foi classificado pelo War Games Online, realizado pela Clavis. No total foram 5 classificados para a final que aconteceu em setembro de 2011, em conjunto com um dos maiores eventos de TI e negócios do Brasil, o Rio Info 2011. Evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) e realizado anualmente no Estado do Rio de Janeiro, reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e realizam negócios.

Para o Rio Info 2011 foram criados 2 jogos. Um deles consistiu em uma Análise Forense em tráfego de rede, onde havia uma série de perguntas relacionadas a um arquivo entregue aos competidores. Já o outro jogo foi um ambiente com diversas máquinas virtuais e vulnerabilidades previstas onde os participantes deveriam comprometer as máquinas e por fim gerar um relatório de todas as deficiências do ambiente testado, similar a um Teste de Invasão.

Agora você, leitor do SegInfo, tem a oportunidade de tentar solucionar o mesmo desafio de Análise Forense proposto pela Clavis Segurança da Infomação no Rio Info 2011!

Veja abaixo todas as informações sobre o desafio:

Descrição do jogo:

Filipe é dono de uma padaria e possui uma receita incrível para fazer seus pães, onde todos em sua cidade adoram. Mas Rafael que é um concorrente deseja obter essa receita, e para isso fingiu ser o neto de Filipe para obter a receita secreta.
Alguns dias após o ocorrido descobriram o que Rafael havia feito, e por sinal encontraram um arquivo:
padaria.pcap (md5:9c546f3e88828c6d3182fcd25f5304b2)
dentro de seu computador, mas não foram capazes de identificar o que de fato aconteceu.

Banner-Formação-Perito-em-Analise-Forense-Computacional_700x210_6icones

Você é um perito e seu objetivo é descobrir como Rafael fez isso!

Perguntas:

  1. Qual nick Rafael utilizou para se passar pelo neto de Filipe?
  2. Qual foi o primeiro cometário na conversa entre os dois?
  3. Qual o nome do arquivo que foi transferido durante a conversa?
  4. O que aconteceu após a transmissão de tal arquivo?
  5. Onde Rafael encontrou o arquivo que contém a receita secreta?
  6. Qual é a receita secreta?

Todas as respostas para esse desafio serão divulgadas na próxima semana. Boa diversão! (: