O @RioInfo e a final do WarGames @SegInfo

Durante o evento Rio Info 2011 aconteceu a grande final do Wargames SegInfo. A competição hacker teve sua primeira etapa no dia 13 de agosto durante o evento Workshop SegInfo 2011. A meta é conscientizar as empresas da área de que é preciso aperfeiçoar as medidas de segurança: “Hoje, uma das melhores formas de preparar equipes em TI é fazer simulações de situações reais de ataques e defesas de sistemas”, destacou Bruno Salgado, coordenador executivo do Wargames.

Os 5 finalistas (4 vencedores da primeira etapa do Wargames, presencial  + 1 vencedor da etapa online pela Academia @ClavisSecurity) participaram de 2 jogos simultâneos que contemplaram atividades de análise forense de rede e técnicas de invasão.

No jogo sobre análise forense os participantes receberam um arquivo com tráfego de rede capturado e um enredo sobre um incidente acontecido. Eles tinham que ser capazes de responder as perguntas feitas através da análise deste arquivo. Já no jogo de técnicas de invasão, foram disponibilizadas 4 máquinas vulneráveis (com sistemas Windows, Linux e BSD) onde os alunos deveriam explorar tais vulnerabilidades simulando um teste de invasão. Os critérios para avaliação contemplavam a quantidade de sessões obtidas e a qualidade da documentação.

O vencedor do Wargames recebeu na cerimônia oficial o trófeu do evento Rio Info, que foi entregue pelos organizadores do evento:

Foto Rio Info 2011

Da esquerda para direita:
    Paulo Cesar Coelho (Executivo de contas da Itautec)
    Rafael Henrique Rodrigues Moreira (Coordenador-geral de software e serviços de TI da Secretaria de Política de Informática do MCTI)
    Benito Paret (Coordenador-geral do Rio Info)
    Charbel Zaib (Subsecretário de Formação e Qualificação Profissional da Secretaria do Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro)
    Arthur Pereira Nunes (Representante da FINEP)

Além disso recebeu também os prêmios da competição: um notebook Dell e ainda um netbook Itautec. Os outros participantes também levaram prêmios, sendo um netbook para o 2º lugar, HD externo de 500GB para o terceiro colocado, roteador wireless LinkSys para 4ª colocação e um pen-drive de 32GB para o quinto finalista.

Foto com 4 dos vencedores premiados:
Mais fotos sobre o WarGames podem ser vistas aqui.

Um breve vídeo do Rio Info 2011 também já está disponível, confira:

http://embed.videolog.tv/v/index.php?id_video=704277&width=560&height=420&related=&hd=&color1=&color2=&color3=&slideshow=&config_url=&

Prêmios Rio Info 2011 por RioInfo no Videolog.tv.

Agradecemos a todos os participantes do evento, e aguardem novidades para próxima edição, ano que vem 😉 Nos vemos lá.