Durante os últimos anos a utilização de Mac OS X aumentou consideravelmente. Aproveite as dicas abaixo e mantenha seu Mac mais seguro:
- Crie uma conta não administrativa para atividades cotidianas. Sua conta padrão no Mac OS possui privilégios administrativos e os malwares podem tirar proveito disso.
- Use um navegador que contenha uma “sandbox” e que possua um histórico rápido de correções de segurança
O termo sandbox (tradução direta: caixa de areia) tem o intuito de executar funções isoladas, protegendo assim seus arquivos e informações pessoais já que a sandbox possui acesso limitado. A recomendação da Securelist (Kaspersky) é a utilização do Google Chrome. - Desinstale o Flash Player autonômo. O Adobe Flash Player vem sendo um alvo comum de ataques, por isso tal recomendação.
- Desabilite o Java. Assim como o Flash Player o Java tem sido também um alvo comum de ataques.
- Mantenha seu sistema atualizado. Muitas das atualizações são de segurança, por isso não deixe de atualizar seu sistema. Vários ataques têm obtido sucesso devido a versões desatualizadas dos softwares.
- Use um gerenciador de senhas. O Mac possui um software gerenciador de senhas, o Keychain. Crie senhas fortes e mantenha-as guardadas no gerenciador, assim você se distancia de ataques do tipo phishing. Quando uma de suas contas é comprometida os atacantes testam essa mesma senha em vários outros serviços pois muitos usuários utilizam a mesma senha para vários serviços distintos.
- Desabilite IPv6, Airport e Bluetooth quando não estiver utilizando.
- Habilite a encriptação do seu disco ou FileVault.
- Atualize o Adobe Reader para a versão 10 ou superior.
- E por fim instale uma boa solução de segurança!
Veja detalhes dessas dicas assim como implementá-las no link.