Nova versão do Nmap (6.25) – Mais scripts para o NSE, melhor performance e muito mais

Depois de mais de 5 meses foi lançada a nova versão do Nmap (6.25)! o/

O lançamento traz consigo 85 novos scripts para o NSE, sigla para Nmap Script Engine . Recentemente a Academia Clavis Segurança da Informação apresentou o Webinar #14 – “Teste de Invasão com o Nmap Scripting Engine”. Tal webinar apresenta justamente o NSE e sua relação com o Nmap e com suas varreduras tradicionais no contexto de Auditorias Teste de Invasão.

Além do webinar o Blog Clavis apresentou hoje um artigo sobre as funcionalidades do NSE, artigo com com o título “Utilizando o Nmap Scripting Engine (NSE) – Funcionalidade do Nmap que permite executar scripts do usuário“.

Assim como os novos scripts para o NSE, a atualização apresenta melhorias em sua performance como um suporte ao traceroute para IPv6, melhoras no Windows 8, dentre outras.

Como o Nmap é uma ferramenta com muitas funcionalidades o Blog Clavis publicou um artigo que discute suas funcionalidades principais incluindo: técnicas de descoberta de hosts, de varredura de portas, de detecção de versão de serviços e de identificação remota de sistemas operacionais (OS fingerprinting). O texto foi publicado também na Revista Segurança Digital e pode ser lido através do artigo com o tema “Mapeamento de Redes com nmap – ferramenta de código aberto com diversas funcionalidades“.

Outro webinar apresentado pela Academia Clavis é o Webinar #4 – NMAP – Software Livre para Exploração de Rede e Auditorias de Segurança, que aborda o funcionamento do Nmap. Assista-o a seguir:

Mais informações sobre a atualização da ferramenta no link.