A carreira de um analista de malware e palestra gratuita sobre o assunto

virii001Em artigo publicado na revista (IN)Secure a editora Zeljka Zorz entrevistou alguns  analistas de  malware para conhecer melhor a carreira, curiosidades e requisitos para se tornar um analista de  malware. Iremos pontuar alguns tópicos  interessantes neste post, veja o artigo completo através do link.

Dentre os entrevistados Igor Muttik, McAfee Lab’s Principal Research Architect,  está no ramo desde  a década de 80 quando começaram a aparecer os anti-vírus;  já Jana Barborikova, Junior Virus  Analyst at Avast, entrou neste ramo há menos  de um ano.

Bogdan Botezatu, Senior E-Threat Analyst with Bitdefender, disse que algo crucial para um analista é a capacidade de obter uma visão ampla de como um malware moderno trabalha, como ele faz e por que está fazendo algo. Paciência é outro ponto crucial.

Liam O’Murchu, Manager of Operations, Symantec Security Response, levantou outro ponto que é entender linguagens assembly. Aprendendo e entendendo essa linguagem possibilitará a abertura de várias outras portas neste campo de atuação.

A Academia Clavis ministrou um webinar sobre o assunto na última semana: Webinar # 17 – Análise de Malware em Forense Computacional. O webinar apresentou algumas das técnicas para análise de malware, incluindo análise de strings, unpacking e análise do tráfego de rede. Foi demonstrada a análise do malware Slackbot. Assista abaixo:

 

O webinar ainda cita mais um lançamento da Academia Clavis EAD, o treinamento online Análise de Malware em Forense Computacional.