Em artigo publicado na revista (IN)Secure a editora Zeljka Zorz entrevistou alguns analistas de malware para conhecer melhor a carreira, curiosidades e requisitos para se tornar um analista de malware. Iremos pontuar alguns tópicos interessantes neste post, veja o artigo completo através do link.
Dentre os entrevistados Igor Muttik, McAfee Lab’s Principal Research Architect, está no ramo desde a década de 80 quando começaram a aparecer os anti-vírus; já Jana Barborikova, Junior Virus Analyst at Avast, entrou neste ramo há menos de um ano.
Bogdan Botezatu, Senior E-Threat Analyst with Bitdefender, disse que algo crucial para um analista é a capacidade de obter uma visão ampla de como um malware moderno trabalha, como ele faz e por que está fazendo algo. Paciência é outro ponto crucial.
Liam O’Murchu, Manager of Operations, Symantec Security Response, levantou outro ponto que é entender linguagens assembly. Aprendendo e entendendo essa linguagem possibilitará a abertura de várias outras portas neste campo de atuação.
A Academia Clavis ministrou um webinar sobre o assunto na última semana: Webinar # 17 – Análise de Malware em Forense Computacional. O webinar apresentou algumas das técnicas para análise de malware, incluindo análise de strings, unpacking e análise do tráfego de rede. Foi demonstrada a análise do malware Slackbot. Assista abaixo:
O webinar ainda cita mais um lançamento da Academia Clavis EAD, o treinamento online Análise de Malware em Forense Computacional.