Fim do suporte se aproxima e ainda 95% dos Caixas Eletrônicos do mundo executam o Windows XP

caixaApesar de tantos avisos da Microsoft e especialistas em segurança, o Windows XP  ainda é usado por diversas organizações governamentais, instituições financeiras,  bem como grandes corporações em todo o mundo. Recentemente, a Microsoft  anunciou que pretendia encerrar o suporte para o sistema operacional MS  Windows  XP – de 13 anos de idade – em 8 de abril de 2014. Porém, isto está  gerando  problemas na maioria dos bancos: 95% dos ATM do mundo (do inglês:  Automated  Teller Machine)  dependem de atualizações e suporte para esse  sistema  operacional. Apenas um terço dos caixas eletrônicos executando o XP  terá  sido  atualizado para algo mais recente.

São 2,2 milhões de máquinas em todo o mundo ainda rodando o XP (aproximadamente 440,000 só nos EUA). Então, os bancos terão dificuldade (ou mesmo a impossibilidade) de atualizar tudo para o Windows 7 ou alguma versão mais recente no prazo de abril. Contudo, os bancos têm se organizado para a criação de um acordo de um suporte estendido para Windows XP da Microsoft. Os Cinco maiores bancos britânicos estão negociando com a Microsoft para que a empresa continue o suporte, o que pode acabar custando para cada banco um total de US $ 100 milhões para tanto manter o suporte e também obter o sistema atualizado. Então depois de 8 de abril, ATM’s ainda vão ter atualizações de segurança e outras operações necessárias de suporte e manutenção, desde que o serviço seja pago.

Especialistas temem que essa solução ainda possa ser perigosa: A Microsoft pode não focar no Windows XP, uma vez que está aposentado, e hackers provavelmente poderão se aproveitar da situação em busca de máquinas que executem o sistema operacional antigo tentando explorá-los.

Veja aqui a notícia completa. E aqui mais informações sobre o fim do suporte ao Windows XP.