Diffie e Hellman ganham o prêmio Turing

diffie

Whitfield Diffie and Martin Hellman foram premiados pela Association for Computing Machinery com o prêmio Turing de 2015. O prêmio, divulgado no ano seguinte à nominação, é considerado como o Nobel da computação e,  com o reconhecimento de toda comunidade de tecnologia, gratifica o vencedor com um milhão de dólares. O anúncio foi feito na RSA Conference que acontece nessa semana em San Francisco.

O paper “New Directions in Cryptography” escrito por Diffie e Hellman em 1976 se tornou um marco na história, pois solucionou um dois maiores problemas da criptografia que consiste em como trocar chaves de maneira segura. O método e algorítimo Diffie-Hellman se tornou a base da comunicação criptografada na Internet.

O prêmio Turing existe desde 1966 e seu nome é uma homenagem a Alan Turing, fundador da ciência da computação.

Para mais informações sobre o método Diffie-Hellman e a sua criação contextualizada na história da criptografia, uma boa fonte é “O Livro dos Códigos” de Simon Singh; já a vida e o trabalho de Alan Turing são retratados no filme “O Jogo da Imitação” de 2014, dirigido por Morten Tyldum.

Foto: “Richard W. Hamming medalists Ralph Merkle, Martin Hellman and Whit Diffie developed the first public key cryptography exchange in 1975.” Standford News Service por Chuck Painter (link)