Fraudes com cartão em compras online teve um crescimento de 20% na Black Friday em 2016

credit-card-1591492_640

Um levantamento feito pela empresa de segurança Iovation e divulgado na última sexta-feira (2) mostrou um aumento de 20% no número de fraudes envolvendo cartões de crédito em compras online durante a Black Friday e a Cyber Monday em 2016 em comparação com o mesmo período de 2015.

O aumento é atribuído pelos autores do estudo à crescente adoção de cartões com chip (padrão EMV): “a mudança de foco das fraudes envolvendo cartão – de presenciais para não-presenciais – mostra como os cibercriminosos se adaptam rapidamente (…) novas formas de autenticação serão o antídoto para conter essa nova tendência”, afirmou o CTO da Iovation, Scott Waddell.

Outra tendência identificada pelo estudo foi o aumento nas compras através dos dispositivos móveis em detrimento de laptops e computadores – 55% das transações realizadas no período partiram de smartphones e tablets contra 49% no restante de 2016 e 47% no mesmo período do ano passado.

Entre os sistemas operacionais mais usados pelos consumidores em compras online estão o iOS (40%), o Windows (31%) e o Android (15%).

Mais informações sobre o estudo estão disponíveis neste link.