Splunk vs ELK – Qual ferramenta se encaixa melhor no seu negócio?

Quando vamos tratar logs de eventos, lógica de negócios ou qualquer outro tipo de análise de log, o Splunk e ELK / Elastic Stack se destacam como soluções de nível empresarial com grande peso no mercado. A Splunk é uma empresa de capital aberto que oferece uma solução comercial completa, possibilitando 15 dias de teste em seus diferentes produtos. O ELK é um acrônimo para o ElasticSearch, Logstash e Kibana, uma pilha de ferramentas open-source para análises de log com suporte comercial, soluções gerenciadas e ferramentas adicionais da Elastic.

Para ajudá-lo a decidir qual solução mais se encaixa no seu setor de negócio, vamos analisar alguns tópicos:

Capacidade

Splunk e ELK / Elastic Stack são ferramentas poderosas, e abrangentes, de gerenciamento e análise de logs que se destacam por cumprirem requisitos dos casos de uso corporativos mais exigentes. Ambos são altamente personalizáveis e oferecem uma gama de recursos esperados de uma solução competente nesta categoria: relatórios avançados, recursos de pesquisa robustos, alertas/notificações, visualizações de dados e muito mais.

Usabilidade

Ambas as soluções são relativamente simples de implantar e usar, especialmente considerando a variedade de funcionalidades e recursos de cada plataforma. Contudo, os painéis do Splunk oferecem recursos mais acessíveis e suas opções de configuração são um pouco mais refinadas e intuitivas em comparação com a solução ELK. Além disso, seus recursos de gerenciamento de usuários do ELK também são mais difíceis de usar do que os do Splunk.

Suporte

Ambas são líderes de mercado em suas respectivas categorias com uma grande comunidade de usuários e apoiadores. No entanto, a opção open-source tem suas vantagens,  e a ELK possui uma comunidade de desenvolvedores altamente ativa e responsiva, bem como uma abundância de recursos on-line

Custo

O Splunk é uma empresa proprietária que oferece seu produto com um valor relativamente alto, enquanto a ELK  é uma plataforma livre e de código aberto. Apesar disso, o custo total de obtenção da ELK  também pode ser bastante substancial para infraestruturas expansivas: os custos de hardware, o preço de armazenamento e os serviços profissionais podem ser elevados.

A alternativa Octopus

Visando a redução de custos e a entrega de uma solução robusta para as empresas, a Clavis desenvolveu  o Sistema Octopus, o qual utiliza o ELK como base. Por se tratar de uma pilha open source o licenciamento é retirado da conta. Além disso, a solução Octopus é totalmente escalável e customizável, permitindo inclusive o aproveitamento do legado de investimentos em SIEM já feitos.