Seginfocast #51 – A certificação EXIN Information Security Foundation baseada na ISO/IEC 27001.

SegInfocast #51 – Faça o download aqui. (13:42 min, 9,4 MB)seginfocast-150x150

Neste episódio, Paulo e Rafael Barros, instrutor da Clavis, analisam uma boa ideia:

A certificação EXIN Information Security Foundation baseada na ISO/IEC 27001.

Esta certificação é a base para as demais certificações em Segurança da Informação, pois apresenta os processos operacionais de SI listados nas ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27002.

Eles analisam o conteúdo do curso, incluindo o livro recomendado pela EXIN (obra que foi traduzida para o português e em breve será publicada pela Clavis) e os benefícios da certificação para os profissionais da área, destacando:

  • Diferenças entre as ISOs e como elas se complementam;
  • Foco na implantação dos controles sugeridos para um SGSI (Sistema de Gestão da SI);
  • Uso de experiências reais para apresentação dos controles.

Sobre o curso

Rafael explica que durante o treinamento preparatório para a certificação Information Security Foundation (based on ISO/IEC 27001), o aluno vai se familiarizar com um conjunto de termos comuns à área de Segurança da Informação e que fazem parte do escopo do exame, além de receber capacitação em tópicos correspondentes aos requisitos do exame, como conceito e valor da informação, aspectos de confidencialidade, definição de ameaça e risco, e o relacionamento entre ameaças, riscos e confiabilidade da informação, entendimento sobre política de segurança e organização de segurança, gerenciamento de incidentes, medidas de segurança física, técnica e organizacional, leis e regulamentos.

Qual é o público-alvo dessa certificação ?

A certificação é indicada para todos os profissionais que trabalham com informações sensíveis, desde o pessoal administrativo até o CEO. Sendo esta certificação, portanto, um excelente ponto de partida para pessoas que queiram começar a atuar na área de Segurança da Informação.

Sobre o entrevistado

Rafael Luiz de Barros é tecnólogo em Gestão de TI, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC, certificado PMP desde 2012, profissional de segurança da informação desde 2006. Auditor Líder ISO 27001 pela Modulo Security. Instrutor ISO 27001, CoBIT 5 e ITIL V3.  Foi o analista responsável pela auditoria interna de segurança da informação da Contax de 2007 a 2009 e atuou nos planos de ação de diversos produtos, incluindo operações de bancos, cartões de crédito, planos de saúde e telefônicas. Como consultor e gerente de projetos na Cipher S/A atuou em projetos de mapeamento de riscos do programa KM de Vantagens da Ipiranga, em projetos de certificação PCI DSS e em projetos de implantação de tecnologias, incluindo Petrobras, Eletrobrás, MRS e CSN. Atuou também com projetos de Privacy e FATCA na Prudential do Brasil. Áreas de atuação: Gestão de Segurança, Continuidade de Negócios, Gestão de Riscos, Governança de TI e Gestão de Projetos.

Para mais informações, clique aqui