A CompTIA, líder em certificações de tecnologia da informação (TI), lançou no dia 31/07 a certificação CompTIA PenTest+, disponível para todo o mundo.
A mais nova certificação da CompTIA provê uma avaliação dos conhecimentos e habilidades necessárias para fazer um teste de invasão abrangente, responsável e bem sucedido.
James Stanger, evangelista chefe de tecnologia da CompTIA, diz:
“Conforme as organizações se tornam mais proativas em relação a segurança cibernética, o teste de invasão é uma das técnicas que elas estão contratando. Mas para o teste de invasão ser efetivo, o pentester deve ter uma gama de habilidades, da preparação para o pré-teste a avaliação pós-teste e relatórios. A CompTIA PenTest+ cobre todo o processo e habilidades para um teste de invasão.”
O exame para a certificação CompTIA PenTest+ engloba cinco áreas técnicas:
- Planejamento e escopo;
- Coleta de informações e identificação de vulnerabilidades;
- Ataques e explorações;
- Ferramentas para teste de invasão;
- Relatórios e comunicação.
Stanger afirma ainda que, além de questões de múltipla escolha, o exame possui simulações práticas. “Os candidatos devem realizar tarefas que simulam um teste de invasão e avaliação de vulnerabilidades durante o exame. Outro diferencial da CompTIA PenTest+ é que ela testa os conhecimentos e habilidades do candidato que vão além dos limites de um firewall tradicional e se estendem a ambientes de rede pós-perímetro, enfatizando a diversidade de dispositivos de endpoint, uso de plataformas de nuvem e segmentação de usuários finais.”
O conteúdo do exame foi elaborado com a colaboração de diversos profissionais de segurança cibernética pelo mundo afora. Esses profissionais possuem anos de experiência prática e conhecimento vasto de ameaças de todos os tipos, respostas e medidas proativas.