Como passar no exame CompTIA Security+ SY0-501

Banner_Security+501

Texto traduzido e adaptado de “How to Pass the CompTIA Security+ (Plus) SY0-501 Exam“.

A certificação CompTIA Security+ é um exame reconhecido globalmente por indivíduos para demonstrar seus conhecimentos em segurança de TI, bem como habilidades gerais de TI. Depois que o candidato concluí o exame com uma pontuação suficiente para aprovação, uma certificação é concedida para mostrar que o candidato está bem familiarizado com a segurança da rede e o gerenciamento de riscos.

Consigo passar no exame Security+ na primeira tentativa ?

Sim, é absolutamente possível. Antes de responder, se você comprar uma aula de treinamento CompTIA Security+, certifique-se de que ela contenha um voucher de retomada gratuita como garantia, caso você não passe na primeira tentativa.

Fazer o exame Security+ pode parecer uma tarefa difícil, especialmente se você não tiver feito um teste em muito tempo. No entanto, uma preparação completa lhe dará a confiança necessária para passar no exame, que deve ser concluído em 90 minutos. A prova consiste em não mais que 90 perguntas de múltipla escolha e baseadas em desempenho, o que significa que você terá que responder a uma pergunta pelo menos a cada minuto.

Desenvolver hábitos e disciplina de estudo efetivos

O caminho número um para garantir que você tenha a melhor chance de passar no Security+ na primeira tentativa é estudar, estudar e estudar. Não procrastinar e focar todo seu tempo de estudo em uma semana enquanto assiste a uma aula de treinamento. As melhores técnicas e métodos de estudo envolvem:

  • Prática distribuída e repetição durante um longo período de tempo;
  • Prática de perguntas, exames e exercícios;
  • Leitura ativa, interrogação e elaboração.

Se você acha que um mês é tempo suficiente para estudar e passar no exame, prepare-se por três meses. Muitas vezes, estabelecemos expectativas irrealistas quanto ao tempo necessário para realizar tarefas. Além disso, se você não estiver bem familiarizado com a maior parte do material no esboço e nos objetivos do exame, planeje um tempo de estudo adicional. A chave é tentar estudar ou gastar tempo com o material um pouco todos os dias antes do exame. À medida que você ganha confiança e se aproxima do dia do exame, concentre-se em dormir e exercitar-se adequadamente enquanto reduz o estresse.

O que você precisa saber para passar no Security+

Os principais objetivos que qualquer candidato à certificação Security + precisa entender completamente são:

  1. Identificar estratégias e defesas de ataque à rede;
  2. Entender os princípios de segurança organizacional e os elementos de políticas de segurança eficazes;
  3. Conhecer as tecnologias e usos de padrões e produtos de criptografia;
  4. Identificar tecnologias e práticas de segurança baseadas na rede e no host;
  5. Descrever como a segurança de acesso remoto e sem fio é aplicada;
  6. Descrever os padrões e produtos usados ​​para reforçar a segurança na Web e nas tecnologias de comunicação;
  7. Identificar estratégias para garantir a continuidade dos negócios, tolerância a falhas e recuperação de desastres.

É essencial ter uma compreensão firme dos conceitos e objetivos principais. Também pode ser útil familiarizar-se com abreviações de palavras-chave, como: FTP (File Transfer Protocol), SFTP (Secure File Transfer Protocol), etc.).

Treinamentos

Um complemento fundamental para a preparação é cursar um treinamento oficial da CompTIA.

A Academia Clavis oferece o treinamento oficial para a certificação CompTIA Security+ SY0-501, confira mais detalhes na página do curso.

Dicas para o dia do exame

  1. Chegue cedo
    É muito importante garantir que você chegue cedo ao centro de testes. Chegar tarde no local da prova aumentará os níveis de estresse antes que o exame tenha sequer começado. Chegar mais cedo do que o horário agendado também lhe dará a chance de rever suas anotações novamente.
  2. Se preocupe com o tempo
    Como dito anteriormente, o tempo dado para concluir o exame é de 90 minutos. Trate sessões práticas como o ambiente de teste real. Use um timer e acostume-se a responder as perguntas com o tempo que você reservou para o exame. Devido ao pouco tempo para concluir o exame, é muito importante acompanhar o seu tempo. O exame tem um máximo de 90 opções de múltipla escolha, bem como perguntas baseadas no desempenho.

    Durante o exame, lembre-se de que você não consegue ver seu tempo restante enquanto conclui as perguntas com base no desempenho. Você pode achar necessário pular perguntas que não conhece imediatamente a resposta. Anote essas perguntas e retorne a elas depois de concluir as outras perguntas. Depois de ter concluído todas as perguntas, é melhor verificar novamente se você respondeu a todas as perguntas.

Boa sorte!