Sugestões de natal para os entusiastas de segurança da informação

Adaptado de “7 sugestões de presentes de natal para hackers e makers – The Hack”

Está chegando a época de Natal e esta é uma excelente oportunidade para presentear amigos ou familiares queridos. Embora o termo hacker possa ser muito abrangente e fazer referência a diversos tipos de perfis, foi montada uma lista com sugestões de presentes que levam em consideração as paixões geralmente compartilhadas por todos eles, entre os quais estão a segurança da informação, cultura digital e programação.

1. Livro

São diversas as opções de leitura disponíveis em todas as livrarias para que a pessoa possam aprofundar seu conhecimento nas mais variadas áreas sobre o assunto contemplando todos os estilos. Alguns deles são:

    • Contagem Regressiva até Zero Day

    • Guerra Cibernética: A Próxima Ameaça à Segurança e o que Fazer a Respeito

    • Fundamentos de Segurança da Informação

Veja a lista completa aqui.

2. Peças de Roupa

Presentear alguém com uma camisa é a melhor forma dela demonstrar seu orgulho sobre quem é e o que faz. Muito do vestuário que faz referência aos aspectos da cultura hacker pode ser encontrado nas seguintes lojas:

3. Hak5 WiFi Pineapple

Trata-se de um dispositivo cuja função é facilitar a atividade em redes sem fio. Este aparelho facilita a aplicação de teste de invasão e ataques do tipo man-in-the-middle em conexões wireless. Diversas versões dessa equipamento podem ser encontradas no site oficial.

4. USB Killer

Este dispositivo é semelhante a um simples pendrive, mas foi projetado com o objetivo de parar o funcionamento de uma máquina em apenas alguns segundos. A função do equipamento é descarregar uma corrente elétrica extremamente alta dentro do sistema e queimar os circuitos internos. Esse produto pode ser adquirido no site oficial.

5. Circuit PlayGround Express

Trata-se de uma placa de circuitos destinada para o público ainda iniciante, desenvolvida pela Adafruit. Ela conta com diversos módulos já integrados que permitem a fácil operação em ambientes de treinamento como IDE Arduino ou CircuitPython. Esse produto pode ser encontrado no site oficial ou em outros vendedores independentes.

6. TV-B-Gone

Este é um dispositivo desenvolvido por Mitch Altman capaz de desligar cerca de 85% dos aparelhos televisivos presentes atualmente no mercado. Frequentemente disfarçado de chaveiro, este equipamento pode ser divertido para determinadas brincadeiras ou até mesmo uma ação ativista. Este e outros produtos podem ser conferidos no site oficial.

7. Desafios Personalizados

A plataforma Hacker Gifts foi desenvolvida com o objetivo de projetar presentes inovadores para qualquer atuante na área. O presente é um conjunto de desafios que envolvem lógica e programação para direcionar a pessoa a uma mensagem customizada. A própria empresa se encarrega de fornecer a primeira pista que levará ao quebra-cabeças (seja em formato físico ou não). Os pacotes a serem contratados estão disponíveis no site oficial.


Veja a notícia/artigo completa da The Hack em https://thehack.com.br/7-sugestoes-de-presentes-de-natal-para-hackers-e-makers/