Condado de Delaware: 500 mil dólares após ataque por ransomware

Condado na Pennsylvania sofreu ataque na semana passada. Fontes na imprensa informam que o condado estaria em processo de pagamento de US$ 500 mil exigidos pelos criminosos.

Os criminosos ganharam o controle da rede no dia 21-nov, criptografando arquivos, incluindo relatórios policiais, folha de pagamento, compras e outros bancos de dados. As evidências da acusações, por outro lado, não teriam sido afetadas. Como o Condado dispõe de seguro que cobre ataques por randomware, autoridades de Delaware parecem estar dispostas a proceder com o pagamento exigido pelos criminosos. A decisão vem gerando controvérsia, já que o acordo com os criminosos tende a incentivar novos ataques do tipo contra o poder público.

Sobre o Condado de Delaware. O Condado de Delaware (em inglês: Delaware County) é um dos 67 condados do estado americano da Pensilvânia. A sede do condado é Media e sua maior cidade é Chester. Foi fundado em 26 de setembro de 1789. O condado possui uma área de 494 km² e uma população de 558 979 habitantes. É o quinto condado mais populoso da Pensilvânia.

Informações obtidas/adaptadas de https://www.infosecurity-magazine.com/news/delaware-county-pays-500k-ransom/, https://www.delcopa.gov/publicrelations/releases/2020/networkdisruption.html, https://6abc.com/delaware-county-pa-hack-delco-pennsylvania-fbi/8257339/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Condado_de_Delaware_(Pensilv%C3%A2nia).