Evento discutirá Segurança Cibernética no Setor Marítimo

I Painel sobre Segurança Cibernética no Setor Marítimo reunirá especialistas da Academia e do Setor Produtivo Privado. O evento será no dia 17-dez-2020 às 18:00.

O Setor Marítimo é essencial para o Comércio Internacional. Anualmente, cerca de 11 bilhões de toneladas de cargas, num valor total da ordem de 14 trilhões de dólares, são movimentadas por petroleiros, graneleiros, porta-contêineres e outros tipos de embarcações, respondendo por cerca de 90% do comércio internacional (International Chamber of Shipping). Mas a Transformação Digital do setor vem abrindo brechas para ameaças cibernéticas, as quais podem ter enorme impacto financeiro, ambiental e sobre a segurança dos trabalhadores do setor. Os riscos cibernéticos ficam claros quando consideramos os recentes ataques voltados a organizações do setor, tais como os casos Maersk (2017), COSCO (2018), MSC (2020), CMA CGM (2020) e IMO (2020). Os crescentes riscos relacionados a ataques cibernéticos motivaram a IMO (International Maritime Organization) a definir normativos específicos (MSC-FAL. 1/Circ.3 – GUIDELINES ON MARITIME CYBER RISK MANAGEMENT e IMO Resolution MSC.428(98)) voltados para segurança cibernética.

Ciente da importância do assunto, a Clavis Segurança da Informação estabeleceu parceria com a Universidade Federal Fluminense no âmbito do Programa “Doutorado Acadêmico para Inovação” (DAI), do CNPq, para desenvolvimento de projeto de pesquisa no tema Segurança Cibernética no Setor Marítimo. O Programa DAI/CNPq é uma interessante parceria em que o CNPq oferece bolsa de doutorado, a UFF disponibiliza vaga de doutorado (com professor orientador da tese), e a Clavis apresenta tema de pesquisa e contrapartidas para o projeto. Como ponto de partida dessa parceria, a Clavis e a UFF estão organizando o I Painel sobre Segurança Cibernética, às 18:00 do dia 17-dez-2020, com palestras técnicas sobre Segurança Cibernética no Setor Marítimo, além de esclarecimentos a respeito do Programa DAI/CNPq. Participarão do evento os especialistas Raphael Machado (UFF), Alan de Sá (SICCCiber), Tulio Alvarez (Clavis) e Victor Santos (Clavis).

Palestrantes/Painelistas do I Painel sobre Segurança Cibernética no Setor Marítimo

As inscrições no I Painel sobre Segurança Cibernética no Setor Marítimo são gratuitas e podem ser feitas no site https://doity.com.br/painel-sobre-seguranca-cibernetica-no-setor-maritimo. Participantes poderão solicitar certificado de participação.