10 dicas úteis de segurança para proteger seu ambiente AWS

Quer aproveitar as vantagens de se ter excelentes serviços em nuvem? Amazon Web Services pode ser a solução perfeita, no entanto não se esqueça da segurança.

dicas de segurança AWS nuvem

Se você deseja usar a AWS para algumas coisas ou para tudo, você precisa proteger o acesso a ela. Deste modo, você pode garantir o bom funcionamento de seu negócio digital. A seguir apresentaremos algumas dicas importantes para proteger seu AWS.

Use autenticação de múltiplo fator

Ao definir as configurações de segurança da AWS ou adicionar novos usuários, você deve implementar a autenticação multifator (MFA). O MFA depende de mais de um fator de login para conceder acesso a sua conta.

Por exemplo, quando você faz login em sua conta, o programa pode enviar um código para o seu telefone celular. A seguir, você deve verificar se possui esse telefone e inserir o código recebido para acessar sua conta.

MFA é uma excelente maneira de proteger seus dados se alguém descobrir seu nome de usuário e senha. Deste modo, você ainda pode ter uma camada de proteção a mais em seu acesso.

Crie senhas fortes

Mesmo com o MFA, é importante usar senhas fortes e únicas para você e todos os outros usuários do Amazon Web Services em sua organização. Certifique-se de que a senha seja longa e contenha uma variedade de caracteres diferentes.

Você também pode fazer com que todos alterem suas senhas a cada poucos meses para dificultar que usuários maliciosos entrem. Fazendo isto, caso um atacante venha a descobrir uma senha, você pode ter certeza de que não terá acesso à AWS por muito tempo.

Sua senha também deve ser algo que você não use em outro lugar. Apesar de ser tentador reutilizar senhas, isto dá aos atacantes uma chance maior de entrar em sua conta da AWS.

Teste por vulnerabilidades

Em seguida, você deve testar as vulnerabilidades nas configurações de segurança da nuvem. Seria melhor se você analisasse sua infraestrutura de segurança para identificar vulnerabilidades que já existem. Então, poderá priorizar as vulnerabilidades.

Você também pode executar uma varredura de rede para encontrar vulnerabilidades e corrigi-las. Primeiro, você precisa solicitar um teste de vulnerabilidade para que possa manter uma conexão enquanto executa o teste.

Se você não solicitar o teste, ainda poderá executá-lo. Contudo, sua conexão pode não ser mantida durante todo o evento.

A Clavis Segurança da Informação oferece uma solução perfeita para executar varreduras e testes de vulnerabilidades em seu ambiente virtual. Por meio do Sistema BART, é possível executar um processo prático e eficaz na gerencia de vulnerabilidades, atuando na identificação de vulnerabilidades, na caracterização dos riscos reais ao negócio, no planejamento de correções e no acompanhamento da execução.

O Sistema BART é tão poderoso que permite dar um tratamento unificado a todo tipo de vulnerabilidade corporativa, incluindo aquelas relacionadas a não-conformidades em processos e políticas. Clique aqui e confira!

Minimize as permissões (privilégio mínimo)

Outra ótima maneira de melhorar a segurança da AWS é minimizar o acesso e as permissões. Considere se alguém em sua organização precisa acessar a AWS ou somente uma parte específica da AWS.

A seguir, você pode conceder acesso às pessoas que precisam, porém pode definir o que elas podem fazer. Você ainda pode permitir que as pessoas façam suas tarefas, mas pode minimizar a chance de atacantes entrarem.

Se apenas dez pessoas tiverem acesso ao Amazon Web Services em vez de 100, pode ser muito mais difícil para alguém adivinhar um nome de usuário e uma senha.

Criptografe os dados

A criptografia de dados pode ajudar a protegê-los de hackers, mesmo se eles entrarem em sua conta. Ao usar criptografia, você pode criar as chaves necessárias para ler os dados em questão.

Sem as chaves, você não será capaz de reconhecer os dados, sejam financeiros ou não. A criptografia é essencial para a segurança na nuvem dado que pode ajudá-lo a proteger dados essenciais.

Antes de criptografar todos os dados, você pode classificá-los para determinar se precisa usar criptografia. Consequentemente, você ainda pode acessar alguns dados sem a chave, pode proteger as informações mais críticas.

Adote uma VPC/VPN

Você também pode proteger seu ambiente AWS com uma nuvem privada virtual (VPC) ou mesmo uma rede privada virtual (VPN). Um VPC ou VPN pode ajudar a isolar sua rede para que você possa manter seu acesso à AWS separado do resto da organização.

Se outras partes da sua empresa forem afetadas por uma violação ou ataque de dados, você pode manter a AWS segura e vice-versa. O uso de um VPC não faz roteamento pela Internet, desta forma, pode ser mais fácil se proteger contra os ataques de rede.

Faça as atualizações regularmente

Outra dica essencial para a segurança da AWS é atualizar os patches de segurança regularmente. Você pode conferir se os patches estão atualizados para ter certeza de que estão protegendo sua conta de quaisquer vulnerabilidades.

Ao atualizar, certifique-se de também atualizar as configurações de acordo com as novas recomendações de segurança, caso existam. Dessa forma, você pode garantir que sua conta esteja o mais segura possível.

Faça o backup de seus dados

Antes e depois de atualizações importantes, você também deve fazer backup de seus dados para a AWS. Em seguida, você pode baixar o backup para restaurar sua conta em caso de violação de dados, desastre natural ou outro comprometimento do banco de dados.

Certifique-se de fazer backup de seus dados e armazenar a cópia na nuvem ou em um disco rígido que você possa acessar. Se algo acontecer com sua conta da AWS, você pode carregar rapidamente o backup para voltar ao trabalho.

Verifique suas informações de contato

Ajudaria se você também se certificasse de que a AWS tem um endereço de e-mail adequado para entrar em contato com você em caso de problemas. Certifique-se de verificar este endereço de e-mail regularmente para que você possa saber rapidamente sobre quaisquer problemas.

Logicamente, você deve usar uma senha forte para o endereço de e-mail cadastrado. Você também pode configurar um contato alternativo, caso não esteja no trabalho, para que outra pessoa possa acessar as notificações.

Revise as dicas de segurança da AWS

Quer você tenha uma equipe pequena ou trabalhe para uma grande empresa, é recomendável que acompanhe e conheça dicas de segurança da AWS como as contidas neste blog. Dessa forma, você poderá usar a AWS minimizando ao máximo o risco.

Posts relacionados: Novos Benchmarks CIS AWS ajudam a proteger produtos e serviços em nuvem / 5 práticas recomendadas para proteger o console de gerenciamento em nuvem e O Elo mais fraco em sua postura de segurança na Nuvem: Erros de Configurações!

Informações obtidas/adaptadas de 11 Useful Security Tips for Securing Your AWS Environment