Criando um ambiente cibernético seguro em casa

rede doméstica segura

No passado, construir uma rede doméstica nada mais era do que instalar um roteador wi-fi e vários computadores. Hoje, como muitos de nós estamos trabalhando, conectando-se ou aprendendo em casa, precisamos prestar mais atenção à criação de um ambiente cibernético seguro. Aqui estão quatro etapas simples para fazer exatamente isso.

Sua rede sem fio

Quase todas as redes domésticas começam com uma rede sem fio (ou Wi-Fi). Isso é o que permite que seus dispositivos se conectem à Internet. A maioria das redes sem fio domésticas são controladas por seu roteador de Internet ou um ponto de acesso sem fio dedicado separado. Ambos funcionam da mesma maneira: transmitindo sinais wi-fi que permitem que os dispositivos em sua casa se conectem à Internet. Isso significa que proteger sua rede sem fio é uma parte fundamental da proteção de sua casa. Recomendamos as seguintes etapas para protegê-la.

  1. Altere a senha de administrador padrão para seu roteador de Internet ou ponto de acesso sem fio, o que estiver controlando sua rede sem fio. A conta de administrador é o que permite definir as configurações de sua rede sem fio.
  1. Certifique-se de que apenas dispositivos em que você confia podem se conectar à sua rede sem fio. Faça isso ativando a segurança forte. Isso requer uma senha para se conectar à sua rede doméstica e criptografar as atividades online, uma vez conectado.
  1. Certifique-se de que a senha usada para se conectar à rede sem fio seja uma senha forte, diferente da senha do administrador. Lembre-se de que seus dispositivos armazenam senhas, consequentemente, você só precisa inserir a senha uma vez para cada dispositivo.

Se você não tiver certeza de como seguir essas etapas, verifique o site do seu provedor de serviços de Internet ou pelo site do fornecedor do seu roteador ou ponto de acesso sem fio.

Senhas de acesso

Use uma senha forte e única para cada um dos seus dispositivos e contas online. Quanto mais longa for a sua senha, mais forte ela será. Tente usar uma série de palavras mesclando maiúsculas, minúsculas, números e caracteres.

Uma senha única significa usar uma senha diferente para cada dispositivo e conta online. Use um gerenciador de senhas para lembrar todas as senhas fortes, que é um programa que armazena com segurança todas as suas senhas para você em um cofre virtual criptografado.

Além disto, ative a verificação em duas etapas sempre que disponível, especialmente para suas contas online. Além de exigir sua senha, também adiciona uma segunda etapa de autenticação, como um código enviado para seu smartphone ou um aplicativo em seu smartphone que gera o código para você. Este é provavelmente o passo mais importante que você pode dar e é muito mais fácil do que você pensa.

Seus dispositivos

A próxima etapa é saber quais dispositivos estão conectados à sua rede doméstica sem fio e certificar-se de que todos esses dispositivos são confiáveis ​​e seguros. Isso costumava ser simples quando você tinha apenas um computador. Porém, hoje quase tudo pode se conectar à sua rede doméstica, incluindo smartphones, TVs, consoles de jogos, monitores para bebês, impressoras, alto-falantes ou talvez até mesmo seu carro. Depois de identificar todos os dispositivos em seu ambiente cibernético, certifique-se de que cada um deles está seguro. A melhor maneira de fazer isso é alterar as senhas padrão nelas e ativar a atualização automática sempre que possível.

Backups

Ocasionalmente, não importa o quão cuidadoso você seja, seu ambiente cibernético pode ser invadido. Se for esse o caso, geralmente a única maneira de recuperar suas informações pessoais é restaurando a partir de um backup. Certifique-se de fazer backups regulares de todas as informações importantes e verifique se você pode restaurar a partir delas. A maioria dos dispositivos móveis suporta backups automáticos para a nuvem. Para a maioria dos computadores, pode ser necessário adquirir algum tipo de software ou serviço de backup, que tem um preço relativamente baixo e é simples de usar.

Posts relacionados: Trabalho remoto aumenta as ameaças de dispositivos IoT do consumidor / Nova violação de IoT, mesma história de (in)segurança, amplas consequências e ENISA Publica Diretrizes sobre Segurança na Cadeia de Suprimentos de IoT

Informações obtidas/adaptadas de Creating a Cyber Secure Home