Hackers conseguem ter acesso à chave privada do PlayStation 3, Sony contra-ataca

No penúltimo dia da Chaos Communication Conference 27C3, os hackers fail 0verflow, responsáveis pelo Wii Homebrew Channel (canal de aplicativos não-autorizados pela Nintendo), anunciaram terem conseguido ter acesso à chave privada da Sony utilizada no PlayStation 3 (e, por uma feliz coincidência, a mesma utilizada no PlayStation Portable). Isto possibilita a execução de aplicativos não-autorizados pela Sony, abrindo uma gama de possibilidades, e também possibilita a execução de cópias não-autorizadas (“jogos piratas”). Veja a palestra completa no YouTube: Parte 1Parte 2Parte 3.

Agora a Sony está contra-atacando, não da maneira costumeira – lançando um firmware novo que bloqueia as funcionalidades, pois (segundo os hackers) isto não é mais possível – mas movendo seu braço jurídico. A empresa está movendo uma ação no estado da California contra mais de 100 hackers, incluindo George Hotz, um dos membros proeminentes do fail 0verflow, mais conhecido na cena jailbreak pelo desbloqueio do iPhone desde 2007. Hotz declarou que “acredita firmemente nos direitos digitais”, que está “confortável” de que a ação da Sony não tem fundamento jurídico.

Veja mais informações sobre a divulgação das chaves criptográficas do PS3 em Hackers claim discovery of PS3 ‘private key’, enabling unauthorized code [Update] | Joystiq e mais informações sobre o processo movido pela Sony em BBC News – Sony launches legal action against PlayStation hackers.