Microsoft lança Internet Explorer 9 com novos recursos de segurança

O dia 15 de março foi marcado pelo lançamento da mais nova versão do popular navegador da Microsoft – o Internet Explorer 9.

Dentre as novidades, estão diversas melhorias na segurança que podem valer a atualização. Uma delas é o aperfeiçoado sistema SmartScreen, que agora conta um sistema de reputação de aplicações – ou seja, menos mensagens genéricas ao fazer downloads, como “esse tipo de arquivo pode danificar seu computador”, e mais mensagens úteis.

Outra melhoria interessante é o sistema de Pinned Sites, que além de destacar sites de uso frequente, implementa especificidades de segurança, como: sessão própria com cookies não compartilhados, sem barras de ferramentas e Browser Helper Object’s (BHO, como o plugin de PDF da Adobe), dentre outros. A Microsoft acredita que quanto menos código em execução, mais seguro você está.

O Internet Explorer 9 também teve sua segurança aprimorada suportando sistemas de proteção de memória, em especial o DEP/NX (Data Execution Prevention/No eXecute), o ASLR (Address Space Layout Randomization) e o SafeSEH (Safe Structured Exception Handling).

O Internet Explorer 9 está disponível para download apenas para usuários de Windows 7 e Vista. Após a instalação, existe a possibilidade de desinstalá-lo e voltar para a versão anterior.

Via: Internet Explorer 9 is out, includes new security features