Apenas um dia após a empresa de segurança Sophos ter criticado publicamente a segurança do Facebook, conforme noticiamos aqui no SegInfo, a rede social resolveu adicionar novos elementos de segurança.
Em um post do blog oficial do Facebook, Arturo Bejar, diretor de engenharia da empresa, explicou as novas atualizações. A mais notável foi a implementação da two-factor authentication – autenticação feita combinando-se 2 passos ou fatores (como por exemplo uma senha digital mais um token externo). No caso do Facebook, usuários que ativarem a nova funcionalidade terão que usar um código, além do seu login, quando estiverem logando de um dispositivo novo. Bejar também diz que a rede estava melhorando o seu já anunciado HTTPS.
As outras novas funcionalidades foram anunciadas no último mês em uma conferência na Casa Branca sobre prevenção de bullying, e é relativa aos problemas do uso da rede pelos adolescentes e crianças. Elas incluem um novo e re-desenhado Family Safety Center, onde os pais e jovens podem achar artigos e videos sobre segurança e privacidade. O Facebook vai fornecer um guia grátis e disponível online para professores, escrito pelos especialistas em segurança Linda Fogg Philips, B.J. Fogg e Derek Baird.
“Especialistas em proteção e psicologia da criança nos dizem que problemas onlines são frequentemente uma reflexão do que está acontecendo offline”, Bejar disse. “Encorajando as pessoas a procurar ajuda de amigos, esperamos que muitas dessas situações possam ser resolvidas face a face. O impacto tem sido motivante, e agora estamos expandindo as notificações socais para mais seções do Facebook, como Perfis, Páginas, e Grupos.”